AULA 06 A Pedagogia Histórico-Crítica e as possibilidades de construção da escola unitária

Marcos Lima, Marcos Francisco Martins e Eraldo Leme Batista

05/11/2020

Leituras:

MARTINS, M. F. “Tradução” da escola unitária de Gramsci pela Pedagogia Histórico-Crítica de Saviani. ETD - Educação Temática Digital, Campinas-SP, v. 20, n. 4 [p. 997-101], out./dez. 2017.  Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8649915/18673

LIMA, M. R. A Pedagogia Histórico-Crítica e a atualidade do trabalho como princípio educativo: apontamentos para a prática revolucionária na educação popular. Revista HISTEDBR-On-line.  v. 16 n. 67: mar. 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8646091

Leituras complementares:

CARDOSO, M. M. R.; MARTINS, M. F. A catarse na Pedagogia Histórico-Crítica. HISTEDBR On-line, Campinas, nº 57, p. 146-164, jun2014. Disponível em: <http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640409>

SAVIANI, D. MARTINS, M. F.; CARDOSO, M. M. R. Catarse na pedagogia histórico-crítica: a concepção de Saviani - Entrevista. Crítica Educativa (Sorocaba/SP), v. 1, n. 1, p. 163-217, jan. /jun. 2015a. Disponível em: <http://www.criticaeducativa.ufscar.br/index.php/criticaeducativa/article/view/29/177>

MACIEL, A. C.; JACOMELI, M. R. M.; BRASILEIRO, T. S. A. Fundamentos da educação integral politécnica: da teoria à prática. Educação & Sociedade, v. 38, n. 139, p. 473-488, abr./jun. 2017.

SAVIANI, D. Cap. IV – Indicações para a construção do Sistema Nacional de Educação no Brasil. In: SAVIANI, p. 51-74, 2014.

SAVIANI, D. Pressupostos gramscianos da Pedagogia Histórico-Crítica. In: Pedagogia Histórico-Crítica, quadragésimo ano: novas aproximações. Campinas-SP: Autores Associados, 2019.

DUARTE, N. Os conteúdos escolares e a ressurreição dos mortos. Campinas, SP: Autores Associados, 2016.

BATISTA, E. L.; MARSIGLIA, A. C. G. Pedagogia Histórico-Crítica: desafios e perspectivas para uma educação transformadora. Campinas-SP: Autores Associados, 2012. 

LIMA, M. R. Gramsci e a escola unitária: a atualidade do trabalho como princípio educativo em tempos de reestruturação produtiva do capital. XII Jornada do HISTEDBR. X Seminário de Dezembro. “A crise do capitalismo e seus impactos na educação brasileira”. 2 a 4 de dez. 2014. Disponível em:  http://www.histedbr.fe.unicamp.br/acer_histedbr/jornada/jornada12/artigos/3/artigo_eixo3_176_1410738386.pdf

LIMA, M. R.; LOMBARDI, J. C.; DOMINSCHEK, D. L. A Pedagogia Histórico-Crítica no âmbito da educação brasileira: do senso comum à práxis revolucionária na educação. v. 20, 1-17, e0200119, 2020. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8655835/22649

MACHADO, L. R. de S. Politecnia, escola unitária e trabalho. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1989.