Julia Malanchen e Luciana Coutinho
29/10/2020
Leituras:
JACOMELI, M. R. M.; COUTINHO, L. C. S. O Trabalho Didático na História da Educação Brasileira: uma abordagem histórico-pedagógica. In SOUZA, A. A. A de; CENTENO, C. V.; LANCILLOTTI, S. S. P. (Orgs.). O Trabalho Didático em Exame. Campo Grande, MS: Life Editora/Editora UEMS, 2015.
SAVIANI, N. Saber escolar, currículo e didática: problemas da unidade conteúdo/método no processo pedagógico, 6ª ed. Campinas, Autores Associados, 2010.
MALANCHEN, J. Cultura, Conhecimento e Currículo: contribuições da Pedagogia Histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2016.
GALVÃO, A. C.; LAVOURA, T.; MARTINS, L. M. Fundamentos da didática histórico-crítica. Campinas, Autores Associados, 2019.
COUTINHO, L. C. S. A questão da prática na formação do pedagogo no Brasil: uma análise histórica. Campinas, Tese de Doutoramento em Educação, UNICAMP, 2013.
SAVIANI, D. A pedagogia histórico-crítica na educação do campo”, 2013.
SAVIANI, D. Escola e democracia, 41ª ed. Campinas, Autores Associados, 2012.
DUARTE, N. A teoria da atividade como fundamento para a educação escolar, 2012.
PASQUALINI, J. C. Princípios para a organização do ensino na educação infantil na perspectiva histórico-cultural: um estudo a partir da análise da prática do professor, 2010.
D’AGOSTINI, A.; TRITTON, M. Formação de professores e prática pedagógica: desafios e perspectivas para uma educação transformadora. In: SANTOS (Org.), p. 159-180, 2013.
VIANA, M. L. D. A relação teoria e prática. Afinal, qual o lugar da prática na formação de professores?. In: SANTOS (Org.), p. 181-205, 2013.
MALANCHEN, J. A pedagogia histórico-crítica e o currículo: para além do multiculturalismo das políticas curriculares nacionais. Araraquara, Tese de Doutoramento em Educação Escolar, Faculdade de Ciências e Letras – UNESP, 2014.