AULA 04 Fundamentos psicológicos da Pedagogia Histórico-Crítica

Juliana Pasqualini

22/10/2020

Leituras:

MARTINS, L. M. Os fundamentos psicológicos da pedagogia histórico-crítica e os fundamentos pedagógicos da psicologia histórico-cultural. In: Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 5, n. 2, p. 130-143, dez. 2013. Link:

http://ead.bauru.sp.gov.br/efront/www/content/lessons/83/MARTINS%20-%20Os%20fundamentos%20psicol%C3%B3gicos%20da%20Pedagogia%20Hist%C3%B3rico-Cr%C3%ADtica%20e%20os%20fundamentos%20pedag%C3%B3gicos%20da%20Psicologia%20Hist%C3%B3rico-Cultural.pdf

MARTINS, L. M. Psicologia histórico-cultural, pedagogia histórico-crítica e desenvolvimento humano. IN: MARTINS, L. M.; ABRANTES, A. A.; FACCI, M. G. D. (Org). Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. Campinas: Autores Associados, 2016.

MARTINS, L. M.  O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica, 2013.

MARTINS, L. M.  Pedagogia histórico-crítica e psicologia histórico-cultural. In: MARSIGLIA, A. C. G. (Org.), Pedagogia histórico-crítica: 30 anos, p. 43-57, 2011.

MARTINS, L. M. Os fundamentos psicológicos da pedagogia histórico-crítica e os fundamentos pedagógicos da psicologia histórico-cultural. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 5, n. 2, p. 130-143, 2013.

PASQUALINI, J. C. Princípios para a organização do ensino na educação infantil na perspectiva histórico-cultural: um estudo a partir da análise da prática do professor. Araraquara: UNESP, Tese de doutorado em Educação Escolar, 2010.