José Claudinei Lombardi
08/10/2020
Leituras:
SAVIANI, D. Da inspiração à formulação da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). Os três momentos da PHC que toda teoria verdadeiramente crítica deve conter. In: Interface (Botucatu) vol.21 no.62 Botucatu jul./set. 2017. Link: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832017000300711&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
LOMBARDI, J. C. A REVOLUÇÃO SOVIÉTICA E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. In: ORSO, Paulino J.; MALANCHEN, J.; CASTANHA, A. P. (Org.). Pedagogia histórico-crítica, educação e revolução: 100 anos da revolução russa. 2a edição. Uberlândia: Navegando Publicações; Campinas, Autores Associados, 2018. pp. 55-78. Link: https://www.editoranavegando.com/livro-pedagogia-historico-critica-e
SAVIANI, D. A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, AS LUTAS DE CLASSE E A EDUCAÇÃO ESCOLAR. In: Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 5, n. 2, p. 25-46, dez. 2013. Link: https://portalseer.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9697/7085
SAVIANI, D. MODO DE PRODUÇÃO E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. In: Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Londrina, v. 1, n. 1, p. 110-116, jun. 2009. Link: https://portalseer.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9844/7129
PRADO, J. C. Prática social docente: para além das primeiras aproximações da pedagogia histórico-crítica. Orientador: Antonio Bosco de Lima. Tese (doutorado) - Universidade Federal de Uberlândia, Programa de Pós-Graduação em Educação. 2017. Link: https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/18965/1/PraticaSocialDocente.pdf