Se você for cidadão, abra-se!

"Usar a Filosofia pode ser útil na reflexão do Direito e da Educação. Poder ser é uma possibilidade, não uma realidade."

Olá, tudo bem? Meu nome é Fabrício Carlos Zanin, o Professor Zanin. Sou formado em Direito e mestre em Filosofia do Direito. Atualmente, faço doutorado também em Filosofia do Direito. Além disso, sou especialista em Educação. Há doze anos sou professor da educação superior. Minhas paixões são Filosofia, Direito e Educação, dentre outras.

Seja bem-vindo à coluna “A lei é pensar o educar”! Ela terá uma periodicidade semanal. O assunto é a conexão entre Direito e Educação a partir da Filosofia. Se existe algo que aprendi nesses doze anos de estrada educacional e de muitas peregrinações pelo Brasil, é que o uso da Filosofia pode ser muito útil para pensar a Educação, o Direito e suas relações. O que você acha?

Para começar, vou dar exemplos. Se você for professor, quero que pense sobre o seu cotidiano profissional, principalmente o planejamento. São reuniões pra cá, conversas pra lá, planos escritos aos montes, enfim, muito trabalho. Planos internacionais, planos nacionais, planos estaduais, planos municipais, planos institucionais, planos de ensino, etc. Meu Deus! Muitos planos! Se você, professor, parar e pensar um pouco, irá perceber – com a ajuda da Filosofia – que aí, nesses planos todos, existe uma conexão entre Direito e Educação.

Se você for aluno, quero que pense no seu trajeto educacional. Desde o seu nascimento, seus pais devem ter feito a escolha de colocá-lo em uma creche, se é que existia uma perto de vocês! Em seguida, a escola. Educação infantil, educação básica, educação fundamental, ensino médio, educação técnica, educação superior, graduação, pós-graduação, ufa! Se você não se perder nesse caminho educacional, vai levar uns bons anos pra sair dele! Se você, aluno, parar e pensar um pouco, irá perceber – com a ajuda da Filosofia – que aí, nesse percurso todo, existe uma conexão entre Direito e Educação.

Se você for diretor, quero que pense nas suas decisões administrativas cotidianas. Reuniões pra cá, discussões pra lá, análises estatísticas, problemas com professores, com alunos, com pais, com secretários, com políticos, etc. Enfim, todos os dias, a escola e a comunidade exigem muito. Se você, diretor, parar e pensar um pouco, irá perceber – com a ajuda da Filosofia – que aí, nessas decisões todas, existe uma conexão entre Direito e Educação.

Se você for político, seja do executivo, seja do legislativo, quero que pense nas suas atividades cotidianas. Reuniões do partido político, conversas com grupos de interesses diversos, empresários, trabalhadores, investidores, sindicatos, etc., discussões com seus secretários ou assessores, enfim, uma série de atividades. Se você, político, parar e pensar um pouco, irá perceber – com a ajuda da Filosofia – que aí, nessas atividades todas, existe uma conexão entre Direito e Educação.

Se você for juiz de direito, quero que pense nas suas decisões cotidianas e nos seus efeitos sociais. Desde o modo de você se comportar até a forma de você decidir nas suas sentenças, há um efeito pedagógico, a ponto de compará-lo com os professores. Se você, juiz, parar e pensar um pouco, irá perceber – com a ajuda da Filosofia – que aí, nesses comportamentos todos, existe uma conexão entre Direito e Educação.

Se você for pai ou mãe, quero que pense no futuro do(s) seu(s) filho(s). Com certeza, você deseja uma boa formação e uma boa profissão, enfim, uma vida boa, feliz. Se você, pai ou mãe, parar e pensar um pouco, irá perceber – com a ajuda da Filosofia – que aí, nesse ideal de vida, existe uma conexão entre Direito e Educação.

Se eu ainda não convenci você, leitor, com os exemplos anteriores, é porque guardei o melhor para agora. Se você for cidadão, quero que pense, de uma única vez e tudo junto e misturado, nos professores, nos alunos, nos diretores, nos políticos, nos juízes e nas famílias do Brasil. E aí, pensou? Tão rápido não vale! Pense mais um pouco, devagarinho! Se você, cidadão, parou e pensou um pouco, percebeu que, justamente aí, nessa atitude filosófica de parar, questionar e pensar sobre o cotidiano, existe uma transformação da sua vida, na qual uma nova visão de si mesmo, dos outros, do Direito e da Educação podem ser possíveis.

Usar a Filosofia pode ser útil na reflexão do Direito e da Educação. Poder ser é uma possibilidade, não uma realidade. Mesmo com o risco perigoso de nossas reflexões não servirem para nada – o que é uma possibilidade –, acredito que se você, cidadão, chegou até aqui, seguindo meus exemplos e argumentos, é porque esteve aberto à transformação que o pensar pode causar em toda a sua vida. Essa abertura, mesmo que pequena, pode mudar tudo!ado pela leitura e nos vemos nos próximos textos. Não deixem de me seguir nas redes sociais: Facebook, Instagram, Linkedin, Academia e Blog. Se quiser fazer contato, segue meu e-mail [fabriciozanin@gmail.com]. Abraços e abra-se, Prof. Zanin.