José Claudinei Lombardi
Coordenador Executivo do HISTEDBR

O Grupo HISTEDBR, Projeto 20 anos e

o CD “Navegando pela História da Educação Brasileira”

 

Organizado em 1986 e institucionalizado em 1991, ao completar seus 20 anos de fundação o Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” (HISTEDBR) decidiu empreender um esforço coletivo para conhecer e socializar a produção intelectual dos Grupos de Trabalho (GTs.) que o compõe, desenvolvendo o Projeto 20 anos de HISTEDBR – “Navegando pela História da Educação Brasileira”. A proposta geral do projeto foi discutida e aprovada em reunião de coordenadores do grupo, realizada no interior do VI Seminário do HISTEDBR, de 10 e 14 de novembro de 2003, em Aracaju – SE, e desde então foi sendo implementado, acompanhado e discutido nas jornadas do grupo e em outros eventos da área.

O objetivo geral do projeto foi: levantar, reunir e organizar o conjunto da produção do Grupo HISTEDBR, com a socialização de seus resultados para a comunidade científica da área, para pesquisadores da problemática educacional e, enfim, para docentes que atuam nos mais diferentes níveis e modalidades da formação de professores. Tal objetivo geral foi operacionalizado em 3 (três) específicos:

  1. a realização de um amplo levantamento, sistematização e análise historiográfica da produção acadêmica dos Grupos de Trabalho (GTs) vinculados ao HISTEDBR, de modo a propiciar um amplo painel da pesquisa histórico-educacional produzida pelo grupo, buscando destacar quem produziu, o que foi produzido, períodos históricos abrangidos, temáticas abordadas e outras informações pertinentes;
  2. a produção de um CD que aglutine o conjunto dos textos sobre a história da educação brasileira em ambiente multimídia, articulando, simultaneamente, texto, som e imagem, possibilitando ao leitor um entendimento de conjunto sobre cada um dos diferentes períodos e temáticas da história da educação brasileira;
  3. a produção de uma coletânea sobre a História da Educação Brasileira, com textos inéditos dos pesquisadores do grupo, e que até o momento não foi, ainda, concretizada.

A implementação do projeto(1) deu-se com a mobilização dos Grupos de Trabalho para que encaminhassem informações sobre o conjunto da produção de cada um dos Grupos. O objetivo era montar um amplo painel da pesquisa histórico-educacional produzida pelo grupo. Os resultados do levantamento, com a produção dos diversos GTs. foi reunida em uma base digital de dados, inicialmente no formato de planilha, depois, transformada em banco de dados. O Banco de Dados proporcionou uma visão geral e integrada da produção do HISTEDBR, a partir dos seguintes campos de organização das informações: Grupo de Trabalho, ficha catalográfica, tipo de produção, autor, título, período histórico, eixo temático e data, completado com um campo para os resumos e palavras-chave. Como o formato Banco de Dados permite o cruzamento dos vários campos, ficou facilitada a visualização dos dados sobre os períodos históricos mais estudados; as várias modalidades de produção; os eixos temáticos mais referenciados e demais possibilidades de relação dos dados, além de se constituir em um instrumento que permite permanente atualização.

Um primeiro balanço da produção do HISTEDBR(2) traz como principais informações: o tipo de produção, o período histórico e o eixo temático para cada trabalho cujos dados encontram-se na planilha. Entretanto, avaliando as informações coletadas pode-se constatar que parte significativa dos trabalhos ainda não foram identificados em todos os campos e outros compõem vários campos ao mesmo tempo. Essa constatação invalida uma quantificação exata de toda a produção do HISTEDBR, mas mesmo assim permite uma visão geral da produção do grupo no que concerne à tabulação dos três campos de informações acima citados. Será necessário ainda despender esforços para completar e consolidar as informações encaminhadas pelos GTs., viabilizando cálculos estatísticos mais precisos. Isso não impede, entretanto, exercícios de análise historiográfica, como os que vem sendo realizados por vários pesquisadores do grupo, pois a organização preliminar dos dados, com a totalização de 1.593 produções, com o objetivo de produzir o presente instrumento multimídia, é suficientemente ilustrativa e indicativa da produção do grupo.

Só a título de ilustração, tomando-se o campo “Período Histórico”, embora a maioria dos trabalhos (50,1%) não identifique o período tratado, é nítido o privilegiamento da contemporaneidade para a realização das pesquisas, com 17,01 % dos trabalhos; a “Primeira República” vem em seguida com 11,17 %; depois a “Era Vargas” com 6,15 %, o “Império” com 4,77 %, o “Período Militar” com 4,21 %, o “Nacional-desenvolvimentista” com 3,77 % e a “Colônia” com 2,01 %. De modo geral, reconhecendo a necessidade de retificações e consolidação, os dados são indicativos dos caminhos que a pesquisa educacional tem assumido no grupo, inclusive das dificuldades de melhor precisar o objeto de pesquisa educacional, a historicidade do objeto e do método de investigação e análise. Os dados também são indicativos quanto aos períodos históricos privilegiados nas investigações, com forte predileção pela contemporaneidade e reduzido volume de produção sobre a Colônia.

Mas é importante frisar que, para este momento, o objetivo não foi realizar um balanço conclusivo, um retrato fiel da totalidade da produção do HISTEDBR, mas simplesmente de implementar um trabalho de caráter coletivo que, na etapa atual da trajetória do Grupo, marcasse os 20 anos de sua organização, apresentando um panorama geral da contribuição do grupo à história da educação brasileira, materializado num produto que, por sua própria natureza, tenha o caráter de primeira versão, positivamente revestido de certa provisoriedade que permita, futuramente, novos e mais amplos desenvolvimentos, em extensão e profundidade.

A produção da presente versão do CD-Rom “Navegando pela História da Educação Brasileira”, portanto, foi um instrumento aglutinador e alavancador de um esforço coletivo do grupo HISTEDBR, marcando a passagem de seus 20 anos. O resultado foi a produção de um meio digital que, utilizando a tecnologia multimídia hoje disponível, torna possível a socialização de trabalhos inéditos de pesquisadores do HISTEDBR, com textos produzidos para esse fim, acrescida de uma síntese didática sobre cada período histórico da educação brasileira, bem como de ferramentas que disponibilizam informações, fontes e conteúdos fundamentais ao entendimento dos períodos e temáticas da história educacional brasileira.

O CD-Rom foi concebido para propiciar ao usuário a navegação por uma linha do tempo que, cronologicamente, vá abrindo o acesso às produções e informações disponíveis para os diferentes períodos e temáticas da História da Educação Brasileira. Nessa concepção, os recursos multimídia não foram empregados para causar efeitos especiais, mas para propiciar a socialização / aquisição de conhecimentos, através do contato dinâmico, num ambiente amigável e interativo, onde os textos e demais ferramentas veiculam informações básicas ao entendimento dos períodos e temas tratados, estimulando e abrindo a possibilidade (e necessidade) de aprofundamento e análise dos assuntos tratados, tanto através do acesso a textos inéditos resultantes das pesquisas desenvolvidas por pesquisadores do HISTEDBR, quanto pelo acesso às fontes documentais, iconográficas e bibliográficas disponibilizadas (ou indicadas).

Esperamos que esta primeira edição do CD-Rom “Navegando pela História da Educação Brasileira” efetivamente traga alguma contribuição aos pesquisadores, professores e demais interessados no estudo histórico da educação brasileira, quer na perspectiva de se constituir numa contribuição acadêmica que amplie o conhecimento da história da educação brasileira, quer como um instrumento que contribua com a sistematização didática e histórica da educação brasileira.

Cabe, ao final, um agradecimento a todos os que participaram acadêmica e tecnicamente da concretização do “Projeto 20 anos” e que foi a base intelectual objetivada no presente CD-Rom. Desejamos que todos os usuários possam tirar o máximo proveito deste instrumento de trabalho que poderá, futuramente, ser melhorado e aperfeiçoado, incorporando novos e mais amplos desenvolvimentos, em extensão e profundidade. Para tanto, críticas e sugestões serão muito bem vindas!

 

 

Campinas, 28 de junho de 2006.

 

José Claudinei Lombardi

Coordenador Executivo do HISTEDBR
 

(1) E em todo esse trabalho e percurso foi fundamental o trabalho de Manoel Nelito Matheus Nascimento.

(2) A organização das informações e esse primeiro balanço foram produzidos por Azilde Andreotti.