Método De Ensino Intuitivo E Lições De Coisas

Texto:

Método de Ensino Intuitivo e Lições de Coisas[1]

REFERÊNCIAS HISTORIOGRÁFICAS

BASTOS, Maria Helena Camara. Marie Pape-Carpentier (1815-1878). Porto Alegre, 2003 (mimeo).

JOHNSON, Phil  Brian. Rui Barbosa e a reforma educacional: “as lições de coisas”. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Cultura; Fundação Casa de Rui Barbosa, 1977.

HILSDORF, Maria Lúcia S. Barbanti. Escolas americanas de confissão protestante na província de São Paulo: um estudo de suas origens. Dissertação (Mestrado em Educação). São Paulo: Faculdade de Educação da USP, 1977.

SCHELBAUER, Analete Regina. A constituição do método de ensino intuitivo na província de São Paulo (1870-1889)Tese (Doutorado em Educação). São Paulo: Faculdade de Educação da USP, 2003.

SCHELBAUER, Analete Regina. O método intuitivo e lições de coisas no Brasil do século XIX. In: STEPHANOU, Maria e BASTOS, Maria Helena Camara. Histórias e memórias da educação no Brasil. Vol. II – Século XIX. Petrópolis: Vozes, 2ª. Ed., 2006, p. 132-149.

SILVA, Vânia Beatriz Monteiro da. Escolarização e trabalho pedagógico: um olhar sobre a construção da didática.Tese (Doutorado em Educação). São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1998.

SOUZA, Rosa Fátima de. Templos de civilização: um estudo sobre a implantação dos grupos escolares no Estado de São Paulo (1890-1910). São Paulo: Ed. da UNESP, 1999.

VALDEMARIN, Vera Teresa. Método intuitivo: os sentidos como janelas e portas que se abrem para o mundo interpretado. In: SOUZA, R. F.; VALDEMARIN, V. T.; ALMEIDA, J. S. O legado educacional do século XIX. Araraquara: Ed. da UNESP, 1998, p. 63-105.

VALDEMARIN, Vera Teresa. Estudando as lições de coisas: análise dos fundamentos filosóficos do Método de Ensino IntuitivoCampinas: Autores Associados, 2004.

VILLELA, Heloisa. Da palmatória à lanterna mágica: a escola normal da província do Rio de Janeiro entre o artesanato e a formação profissional (1868-1876). Tese (Doutorado em Educação). São Paulo: Faculdade de Educação da USP, 2002.

[1] Referências Historiográficas elaboradas por Analete Regina Schelbauer, professora do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. Integrante e Pesquisadora do HISTEDBR – GT Maringá.