Método De Ensino Intuitivo E Lições De Coisas

Texto:

Método de Ensino Intuitivo e Lições de Coisas[1]

REFERÊNCIAS DOCUMENTAIS

BARBOSA, Rui. Reforma do ensino primário e várias instituições complementares da instrução pública (1882). Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Saúde, 1947 (Obras Completas, vol. 10, t. 1-4).

BRASIL. Decreto n. 7247, de 19 de abril de 1879. Reforma do ensino primário e secundário do município da Corte e o superior em todo o ImpérioAtos do Poder Executivo. Rio de Janeiro: Tipografia Nacional, 1879.

BUISSON, Ferdinand (dir.) Nouveau dictionaire de pédagogie et d’instruction primaire. Paris: Hachette, 1912.

BUISSON, Ferdinand. Conférence sur l’enseignement intuitif. Conférences pédagogiques faites aux instituteurs delegues à l’Exposition Universelle de 1878. Paris: Librarie Ch. Delagrave, 1897.

BUISSON, Ferdinand. Rapport sur l’instruction Primaire à l’Exposition Universelle de Philadelphie en 1876, présenté à M. le Ministre de l’Instruction Publique au nom de la Commission Envoyée par le Ministère à PhiladelphieParis: Imprimerie Nationale, 1878.

CALKINS, Norman Allison. Primeiras lições de coisas. Trad.: Rui Barbosa (1886). Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Saúde, 1950 (Obras Completas, vol. 13, t. 1).

CARVALHO, Leôncio de (org.) Documentos. Exposição Pedagógica do Rio de Janeiro, 1 (1883). Rio de Janeiro: Tipografia Nacional, 1884.

DELON. Exercices et travaux pour les enfants selon la méthode et les procedes de Pestalozzi et de Froebel transformes et adaptes a l’usage des écoles francaises. Paris: Librairie Hachette, 1892.

HIPPEAU, Celestin. A instrução pública nos Estados UnidosTraduzido e publicado por ordem do Governo Imperial no Diário Oficial do Império do Brasil. Rio de Janeiro: Livraria Econômica Francisco José Alves, 1871.

HIPPEAU, Celestin. Les leçons de choses. In:  L’education et l’instruction. Paris: Impr. Et Librairie Classiques, 1885.

PAROZ, Jules. L’Enseignement élémentaire. Plan d’études et leçons de choses. Trosième édiction. Neuchatel: Imprimerie de James Attinfes, 1875.

SAFRAY. Lições de Coisas. Trad.: Alves Carneiro. Paris; Rio de Janeiro: Garnier, 1902.

[1] Referências Documentais elaboradas por Analete Regina Schelbauer, professora do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. Integrante e Pesquisadora do HISTEDBR – GT Maringá.