HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA BAHIA
Referências Historiográficas organizadas por: Antonietta de Aguiar Nunes
ALMEIDA, José Ricardo Pires de. História da Instrução pública no Brasil (1500-1889) Trad. Antonio Chizzotti. São Paulo:EDUC/ Brasília:INEP/MEC, 1989.365 p.(379.81-A447)
ALVES, Isaías. Vocação pedagógica de Rui Barbosa. Rio de Janeiro: Casa de Rui Barbosa, 1959. 244 p.
ANTUNHA, Heládio César Gonçalves. “A educação brasileira no período republicano” in BREJON, Moisés (org.). Estrutura e funcionamento do ensino de 1o e 2o graus - Leituras. 24a ed. São Paulo: Pioneira, 1993 p.57-75 (379.81 E82 - 17a ed.)
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação. São Paulo: Moderna, 1996. 255 p. (370.9-A662)
ARAÚJO, Bohumila. A atualidade do pensamento pedagógico de Johannes Amos Comenius. Salvador: Editora da Universidade Federal da Bahia, 1996. 181 p.
AZEVEDO, Fernando de. A Cultura Brasileira. Introdução ao estudo da cultura no Brasil. 4a ed. São Paulo: Melhoramentos, 1964. 803 p. esp. Parte Terceira: A transmissão da cultura.
AZEVEDO, Fernando de. A transmissão da cultura. (370.193-A994t)
BAHIA. Assembléia Legislativa. Superintendência de Apoio Parlamentar. Divisão de Pesquisa. Bahia de todos os fatos: cenas da vida republicana, 1889-1991. Salvador: Assembléia Legislativa, 1996. 384 p. ilustr.
BASTOS, Maria Helena Câmara. “A instrução pública e o ensino mútuo no Brasil: uma história pouco conhecida (1808-1827) in Revista História da Educação da Associação sul-rio-grandense de pesquisadores em História da Educação no 1 vol 1 abril 1997 p 115-133.
BASTOS, Maria Helena Câmara. “A formação de professores para o ensino mútuo no Brasil: O curso normal para professores de primeiras letras do Barão de Gerando (1830)”in Revista História da Educação da Associação sul-rio-grandense de pesquisadores em História da Educação no 3, vol 2, abril, 1998 p.95-119
BOAVENTURA, Edivaldo M. (Org.). UFBa: Trajetória de uma universidade 1946-1996 – O centenário de Edgard Santos e o cinquentenário da Universidade Federal da Bahia.. Salvador: Empresa Gráfica da Bahia,1999. 391 p.
_____. “A política educacional do estado da Bahia: entre teoria e prática (1983-1987)” in Revista da FAEEBA (Faculdade de Educação do Estado da Bahia) nº 4, jul-dez 1995, pp. 123-149.
BRESCIANI, Pe. Carlo.S.J. “O antigo colégio de Jesus na cidade de Salvador-Bahia” in Revista do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia no 93, jan/dez 1997 pp 209-233.
_____. Companhia de Jesus – 450 anos a serviço do povo brasileiro. São Paulo: Loyola, 1999. 239 p.
_____. A primeira evangelização das aldeias ao redor de Salvador, Bahia. 1549-1569. Salvador: Fundação Gregório de Matos, 2000. 96 p.
CALMON, Pedro. A bala de ouro - História de um crime romântico. 2a ed. Salvador: Assembléia Legislativa do Estado/ Academia de Letras da Bahia, 1998. 266 p
CARVALHO, Marta Maria Chagas de. A Escola e a República. São Paulo: Brasiliense,1989. 87 p (Col Tudo é História;127)
CODINA, Gabriel. “A Ratio Studiorum: quatrocentos anos (1599-1999) in Revista de Educação CEAP, ano 7 nº 27, pp. 61-78.
CORRÊA, Mariza. As ilusões da liberdade: a escola Nina Rodrigues e a antropologia no Brasil. Bragança Paulista,S.P.: Editora da Universidade São Francisco (EDUSF), 2001. 404 p.
COSTA, Izabel Maria Villela. Uma leitura sobre a história da política provincial baiana de formação de professores: A Escola Normal, 1836 a 1862. Dissertação de Mestrado. Salvador: FACED/UFBa, 1988. 194 p. e 3 quadros anexos.
CURY, Carlos R.Jamil. Ideologia e educação brasileira - católicos e liberais. 3a ed. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1986. 201 p. (370.981 C975i)
CURY, Carlos Roberto Jamil. Cidadania republicana e educação – governo provisório do mal. Deodoro e congresso constituinte de 1890-1891. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. 319 p.
DICK, Sara Martha. A origem da política pública do ensino secundário na Bahia: o Liceu Provincial 1836-1862.Dissertação de Mestrado. Salvador: FACED/UFBa, 1992.104 p.
_____. As políticas públicas para o ensino secundário na Bahia: Liceu Provincial, 1860-1890. Tese de Doutoramento. Salvador: FACED/UFBa, 2001. 278 p.
FAGUNDES, Tereza Cristina Pereira Carvalho. “A mulher como profissional de educação – Trajetória de sua formação no curso de Pedagogia da UFBa” in Revista do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia nº 96, 2001, pp 149-158.
FARIA FILHO, Luciano Mendes de (org.). Pesquisa em história da educação: perspectivas de análise, objetos e fontes. Belo Horizonte: HG Edições, 1999. 210 p.
FARIAS, Gelásio de Abreu e MENEZES, Francisco da Conceição. Memória histórica do ensino secundário oficial na Bahia durante o primeiro século: 1837-1937. Bahia: Imprensa Oficial do /estado, 1937. 434 p.
FÁVERO, Osmar (org.) A Educação nas constituintes brasileiras 1823-1988. Campinas, S.P.: Ed. Autores Associados, 1996.302 p.(Col. Memória da Educação)
FERRAZ, Tereza Lúcia Bittencourt. “Instrução e desenvolvimento educacional da capitania e comarca de São Jorge dos Ilhéus , 1550-1888” in Revista do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia nº 96, 2001, 00 253-260.
FERREIRA, Tito Lívio. História da educação lusobrasileira. São Paulo: Saraiva,1966. 287 p. (370.9-F383h)
FREIRE, Ana Maria Araújo. Analfabetismo no Brasil - da ideologia da interdição do corpo à ideologia nacionalista, ou de como deixar sem ler e escrever desde as Catarinas (Paraguaçu), Filipas, Madalenas, Anas, Genebras, Apolônias e Grácias até os Severinos 1534-1930. São Paulo:Cortez / Brasília,DF:INEP, 1989. 236 p. (Biblioteca da educação. Série I.Escola; v.4) (370.981-F866)
FREITAG, Bárbara. Escola, estado e sociedade. São Paulo: EDART, 1978.135 p.(379.15-F866e)
FREITAS, Marcos Cezar de (org.) História social da infância no Brasil. São Paulo : Cortez / USF-IFAN, 1997. 312 p. (Tem no computador da Biblioteca Faced)
_____. História, Antropologia e a pesquisa educacional – itinerários intelectuais. São Paulo: Cortez, 2001. 118 p.
_____ (org.). Memória intelectual da educação brasileira. Bragança Paulista,S.P.: Editora da Universidade São Francisco (EDUSF), 2002. 88 p.
GASPARIN, João Luís. Comênio ou Da arte de ensinar tudo a todos. Campinas,S.P.: Papirus, 1994. 187 p.
GHIRALDELLI JR, Paulo. História da Educação. 2a ed. rev. São Paulo: Cortez, 1994. 240 p. (Col.Magistério. 2ograu. Série formação do professor) (370.981-G425)
GOVONI, Ilário. “Os 400 anos da Ratio Studiorum – uma experiência pedagógica no Brasil colonial. In Revista de Educação CEAP ano 7 nº 25, junho 1999 pp.66-73.
HAIDAR, Maria de Lourdes Mariotto. “A instrução popular no Brasil antes da república” in BREJON, Moisés (org.). Estrutura e funcionamento do ensino de 1o e 2o graus - Leituras. 24a ed. São Paulo: Pioneira, 1995 p.39-56. (379.81 E82 - 17a ed)
KLEIN, Luiz Fernando,S.J. Atualidade da pedagogia jesuítica. São Paulo: Loyola, 1997.173 p.
KULESZA. Wojciech A. Comenius – a persistência da utopia em Educação. Campinas,S.P.: Editora da Unicamp, 1992. 214 p.
KUHLMANN Jr., Moysés. Infância e educação infantil: uma abordagem histórica. Porto Alegre: Mediação, 1998. 210 p.
LEAL, Maria das Graças de Andrade. A arte de ter um ofício: Liceu de Artes e Ofícios da Bahia (1872-1996). Salvador: Fundação Odebrecht / Liceu de Artes e Ofícios da Bahia,1996. 402 p. il.
LIMA, Lauro de Oliveira. Estórias da Educação no Brasil: de Pombal a Passarinho. 2a ed. Rio de Janeiro: Brasília, s/d. 350 p. (370.981-O482)
LIMA, Marta Maria Leone. “O magistério como opção feminina” in Revista de Educação CEAP Ano 5, nº 16, março 1997, pp.43-48
LOPES, Eliane Marta Teixeira. Perspectivas históricas da Educação. 2a ed. São Paulo: Ática, 1989, 80 p. (Série Princípios; 51) (370.9-L864)
LOPES, Eliane Marta Teixeira et allii. (orgs) 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. 606 p.
LOPES, Eliane Marta Teixeira. Origens da Educação Pública - a instrução na revolução burguesa do sec.XVIII.São Paulo: Loyola, 1981.127 p.(Col. Educ - Ação; 3) (379.2-L864o)
LUDWIG, Selma Costa. A escola de Belas Artes – cem anos depois. Salvador: UFBa, 1977. 17 p. (Col. Centro de Estudos Baianos;80)
_____. Mudanças na vida cultural de Salvador 1950-1970. Salvador: UFBa, Mestrado em Ciências Sociais, 1982. 159 p. (Dissertação de Mestrado)
MAIA, Pedro.S.J.(org.) Ratio Studiorum - método pedagógico dos jesuítas. São Paulo: Loyola, 1986.64 p. (Col.Fundamentos;1)
MARCÍLIO, Maria Luiza. História social da criança abandonada. S.Paulo:Hucitec,1998. 331p.
MARQUES, Caio César Tourinho & NUNES, Antonietta de Aguiar. “O Ginásio São Salvador: primeiras décadas de ensino (1885-1905)” in Anais do IV congresso de História da Bahia, v. II 2001, pp.767-777.
MATTA, Alfredo Eurico Rodrigues. Casa Pia colégio dos Órfãos de São Joaquim – de recolhido a assalariado. Salvador: Secretaria de Cultura e Turismo, 1999. 220 p.
_____. (org.) Bahia republicana – governadores e interventores. Salvador: UCSal, 2000. 89 p.
_____. (org.) Bahia republicana – construindo a nossa história recente. Salvador: UCSal, 2001. 122 p.
MATTA, Raymyndo. Rui, Conselheiro da Educação na Bahia (1881-1882). Salvador: Casa de Rui Barbosa / Associação /baiana de Imprensa, 1981. 67 p.
MATTOSO, Kátia. Bahia século XIX – uma província no Império. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1992. 747 p.
MELLO, Guiomar Namo de (org.). Escola nova, tecnicismo e educação compensatória. 3a ed. São Paulo: Loyola, s/d.64 p. (Col Espaço;2) (379.81-M527: 2a ed,1986)
MOACYR, Primitivo. A instrução e as províncias - subsídios para a história de educação no Brasil 1834-1889.São Paulo: Nacional, 1939, 3 volumes. (Tem em obras raras)
MOACYR, Primitivo. A instrução e a república - Rio de Janeiro - Imprensa Nacional, 1941, 4 vols. (370.981 M687)
MONARCHA, Carlos (Org.) Educação da infância brasileira: 1875-1983. Campinas, S.P. : Autores Associados, 2001. 270 p.
NAGLE,Jorge. Educação e Sociedade na Primeira República. 1a reimpressão. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária / Rio de Janeiro: Fundação Nacional de Material Escolar, 1976. 400 p. (370.981-N149e)
NASCIMENTO, Terezinha A. Quaiotti Ribeiro do. Pedagogia liberal modernizadora – Rui Barbosa e os fundamentos da educação brasileira republicana. Campinas,S.P. : Autores Associados, 1997. 129 p.
NISKIER, Arnaldo. Educação brasileira 500 anos de História: 1500-2000. São Paulo: Melhoramentos, 1989. 646 p. (370.981 N723)
NUNES, Antonietta de Aguiar. “Diversos grupos negros africanos que vieram para a Bahia desde o sec. XVI” in Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro vol. 150 no 364, julho/setembro 1989, p. 380-409.
_____. “O processo da independência na Bahia” in Revista do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia no 90, 1992. p 211-223.
_____. “A bipolaridade da educação jesuítica na Bahia colonial”, in Revista da Academia Baiana de Educação Vol.1 n. 5, setembro de 1997a p.53-59
_____. “Educação na Bahia no sec. XIX: algumas considerações”, in Revista do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia n. 93, jan;dez 1997b p. 165-203.
_____. ”A formação oficial de professores na Bahia imperial” in Revista da FACED no 2 – junho de 1999a pp121-139
_____. “As reformas educacionais na província da Bahia durante o Império brasileiro” in Revista Gestão em ação, PPGE/FACED e ISP/UFBa, v. 2 nº 1, jan-jun 1999b, pp 73-98.
_____. “A reforma da educação baiana em 1881: o Regulamento Bulcão” in Revista Gestão em Ação v.2 nº 2, jul-dez 1999c, pp71-83 e também in Anais do IV Congresso de História da Bahia, v. II 2001, pp 751-765.
_____. “Política educacional na Bahia por ocasião da implantação da República: dois projetos em conflito, 1889-1895” in Revista ESTUDOS ACADÊMICOS, Ano 2 nº 1. Salvador: Faculdade Ruy Barbosa, jan/jun 2000(a), pp. 31-38.
_____. “O primeiro projeto de reforma educacional republicana na Bahia: os atos de Manuel Vitorino Pereira” in Revista ENSAIOS – Avaliação e Políticas Públicas em Educação vol. 8 nº 28 jul/set 2000(b) pp 373-395
_____. “Uma avançada proposta de reforma educacional no último quartel do século XIX brasileiro: Leôncio de Carvalho e os Pareceres de Rui Barbosa” in Revista da FACED nº 4, 2000, pp.11-25.
_____. Capítulo de livro “O início da república na Bahia: surpresa, tensões, acomodações” in MATTA, Alfredo Eurico Rodrigues (org.) Bahia republicana – governadores e interventores. Salvador: UCSal, 2000c pp. 23-8.
_____. Capítulo de livro “O primeiro governador da Bahia Republicana e seu projeto de reforma educacional” em MATTA, Alfredo Eurico Rodrigues (org.) Bahia republicana – construindo a nossa história recente. Salvador: UCSal, 2001(a) pp. 45-56
_____. “A contenção dos ideais republicanos em educação na Bahia: a reforma Sátiro Dias de 1890” in Revista da Academia Baiana de Educação,vol. 2 nº 7, setembro de 2001(b), pp 15-19
_____. “Educação na Bahia durante a primeira República” in Revista do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia nº 96, 2001c, 219-252
_____. “A trajetória de um político dedicado à educação: Sátiro de Oliveira Dias” in Revista Gestão em ação v. 4 nº 2, jul-dez 2001d pp. 33-47.
_____. “O governo do primeiro presidente do estado federado da Bahia: Manuel Vitorino Pereira, de 23 de novembro de 1889 a 25 de abril de 1890” in Revista da Fundação Pedro Calmon v.6, 2001e pp. 63-96.
_____. “A tentativa de universalização do ensino básico na Bahia com a proclamação da república” in Revista da FACED nº 5, jan-jun 2002, pp. 91-105.
_____. “A instrução pública nas leis orçamentárias provinciais baianas” 10 p. Trabalho apresentado no II Congresso Brasileiro de História da Educação realizado de 3 a 6 de novembro de 2002 em Natal, RGN. publicado em CD nos Anais do Congresso.
_____. “Política educacional do Segundo Governo Republicano na Bahia (1890) in Revista Gestão em Ação v. 5 n. 2 jul/dez 2002, pp. 111-126.
_____.”A reforma da educação secundária de 1890 no governo Virgílio Damásio” 16 p. Trabalho apresentado no Seminário Educação e contemporaneidade na nova ordem mundial organizado pelo Mestrado em Educação da UNEB em Salvador, de 19 a 22 de novembro de 2002.
NUNES, Antonietta d'Aguiar. Política educacional no início da República na Bahia: duas versões do projeto liberal. Salvador: Faculdade de Educação da UFBa, 2003. 2 vols. 541 p.
(Tese apresentada para obtenção do título de Doutor; aprovada com distinção em 22/07/2003)
NUNES, Clarice.(org.) O passado sempre presente. São Paulo: Cortez, 1992.85 p. (Questões da nossa época;4)
NUNES, José Horta. Formação do leitor brasileiro. Imaginário da leitura no Brasil colonial. Campinas,S.P.:Editora da UNICAMP, 1994. 168 p. (Col. Viagens da Voz)
OLIVEIRA, Célia Cristina de. “Psicologia e formação de professores no século XIX” in Revista da FACED nº 1, 1997, pp.71-78.
OLIVEIRA, Dalila Andrade e DUARTE, Marisa R.T. Política e Trabalho na escola – Adminis tração dos sistemas públicos de educação básica. Belo Horizonte: Autêntica, 1999. 256 p.
OLIVEIRA, Hildérico Pinheiro e ALMEIDA, Stela Borges de. “Anísio Teixeira: além da utopia” in Revista de Educação CEAP, ano 9 nº 29 jun/ago 2000 pp.42. 35-
PAIVA, Vanilda Pereira. Educação popular e Educação de adultos. São Paulo: Loyola, 1987.
368 p. (370.981-P149e - 2a ed.)
PASSOS, Elizete da Silva. Mulheres moralmente fortes. Salvador:Graf. Sta Helena,1993.147p
_____. A educação das virgens. Um estudo do cotidiano do Colégio Nossa Senhora das Mercês. Rio de Janeiro: Ed. Univ. Santa Úrsula, 1995.303 p.
_____. De Anjos a mulheres. Ideologias e valores na formação de enfermeiras. Salvador: Empresa Gráfica da Bahia / EDUFBa., 1996. 209 p.
_____. Palcos e platéias – as representações de gênero na Faculdade de Filosofia. Salvador: Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher-NEIM, FFCH/UFBa, 1999. 222p.
PEIXOTO, Anamaria Casasanta. Educação no Brasil nos anos Vinte. São Paulo: Loyola, 1983.180 p. (Col. Educ-Ação; 9)
POMPÉIA, Raul. O Ateneu. 14a ed. São Paulo: Ática, 1991. 150 p.
PRIORE, Mary del (org.) História da criança no Brasil. 4a ed. São Paulo: Contexto, 1996. 176 p. (Col. Caminhos da História) (tem no computador)
REIS FILHO, Casemiro. A educação e a ilusão liberal - Origens do ensino público paulista. Campinas,S.P.: Autores Associados, 1995 ( COL. Memória da Educação) (370.9816 R375e)
RODRIGUES, Carlos Alberto Bahia (org.) Colégio Antonio Vieira, : 90 anos a serviço da educação (1911-2001).Salvador: Colégio Antonio Vieira, 2002. 158 p. il.
ROSADO, Rita de Cássia S. de Carvalho. Memória histórica: Colégio 2 de Julho, 1927-1997. Salvador: colégio 2 de julho, 1997.112 p.
SAVIANI, Dermeval / LOMBARDI, José Claudinei e SANFELICE, José Luís (orgs.) História e História da Educação – o debate teórico-metodológico atual. Campinas,S.P. :Autores Associados, 1998. 141 p.
SCHELBAUER, Analete Regina. Idéias que não se realizam – O debate sobre a educação do povo no Brasil de 1870 a 1914. Maringá,Paraná: Editora da Universidade Estadual de Maringá, 1998.169 p.
SEBE, José Carlos. Os jesuítas. São Paulo: Brasiliense, 1982. 88 p. (Col. Tudo é História;57)
SERPA, Luiz Felippe Perret. “Educação e universidade pública estatal” in Revista de Educação CEAP ano 10 nº 36 mar/mai 2002 Edição Especial 10 anos pp.59-69.
SILVA, Alberto. Raízes históricas da Universidade da Bahia. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 150 p. (378.8142-S586)
SILVA, Maria da Conceição Barbosa da Costa e. O ensino primário na Bahia: 1889-1930. Tese de Doutoramento. Salvador: FACED/UFBa, 1997. 138 p.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (Org.) Educação no Brasil – História e Historiografia. Campinas,S.P.:Autores Associados /; São Paulo: SBHE, 2001. 234 p.
SOUZA, Laura de Mello e (org. v.l.) História da vida privada no Brasil: cotidiano e vida privada na América portuguesa. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.523 p. esp. o artigo de Luiz Carlos Villalta sobre O que se fala e o que se lê: língua, instrução e leitura.
SOUZA, Maria Cecília Cortez Christiano de. A Escola e a Memória. Bragança Paulista,S.P.: Editora da Universidade São Francisco (EDUSF), 2000. 196 p.
TAVARES, Luís Henrique Dias. Duas reformas da educação na Bahia: 1895-1925. Salvador: Centro Regional de Pesquisas Educacionais da Bahia (MEC), 1968. 63 p. (Série Estudos e Pesquisas) (379.8142-T231d)
_____. (Org.). Idéias políticas de Manuel Vitorino. Cronologia, notas biobliográficas e textos selecionados. Brasília: Senado Federal / Rio de Janeiro: Casa de Rui Barbosa, 1981. 2 v. (Ação e Pensamento da República,6)
TAVARES, Luís Henrique Dias. Fontes para o estudo da Educação no Brasil – Bahia. 2ª ed. Salvador: UNEB, 2001/2002. 500 p.
TAVARES, Luís Henrique Dias. História da Bahia. 10ª ed. São Paulo: Ed.UNESP / Salvador: EDUFBa, 2001. 542 p.
TAVARES, Luís Henrique Dias, ANDRADE, Maria José de Souza e TEIXEIRA, Marli Geralda. Ementário da legislação educacional do Estado da Bahia no período republicano 1889-1983. Salvador: Instituto de Estudos e Pesquisas em Ciência, Educação e Cultura Anísio Teixeira, 1985. 465 p.
TEIXEIRA, Anísio. Educação no Brasil. 2a ed. São Paulo: Nacional/ Brasília: INL,1976. 385 p. (Col.Atualidades pedagógicas; 132) (370.981 T266e)
_____. O ensino no estado da Bahia 1924-1928. Edição fac-símile. Salvador: Gráfica do colégio apoio, 2001. 123 p.
TELLES, José Francisco. Subsídio à História da Pedagogia e da Educação na Bahia (Recordações de um Mestre-Escola) 2ª ed. Brasília: Senado Federal, 1989. 101 p.
TOBIAS, José Antonio.História da Educação Brasileira.3a ed.São Paulo: BRASA, 1986. 349p.
TOURINHO, Maria Antonieta de Campos. “A Salvação da lavoura: a Escola Agrícola de São Bento das Lages” in Revista da FACED nº 4, 2000, pp. 27-37.
_____. O Imperial Instituto Bahiano de Agricultura – a instrução agrícola e a crise da economia açucareira na segunda metade do séc. XIX. Salvador: UFBa Mestrado em Ciências Sociais, 1982. 261 p. (Dissertação de Mestrado)
_____. “O despertar do interesse pela história: inventos e contratempos” in Revista da FACED nº 2, junho 1999, pp. 185-193.
TREVISAN, Leonardo. Estado & Educação na história brasileira (1750/1900). São Paulo: Moraes, 1987.124 p.
VIANNA, Hildegardes. “A Escola Normal de Música - Breve notícia da escola de Jatobá” in Revista do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia no 90, 1992, pp. 63-68
VIDAL, Diana Gonçalves e SOUZA, Maria Cecília Cortez C. A memória e a sombra – a escola brasileira entre o império e a república. Belo Horizonte: Autêntica, 1999. 158 p.
VILHENA, Luís dos Santos. A Bahia no sec. XVIII. Salvador: Itapuã, 1969. 3 vols.
WILDBERGER, Arnold. Os presidentes da Província da Bahia: Efetivos e Interinos, 1824-1889. Salvador: Tipografia Beneditina, 1949. 861 p.
XAVIER, Libânia Nacif. Para além do campo educacional: um estudo sobre o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932). Bragança Paulista, S.P.: Editora da Universidade São Francisco (EDUSF), 2002, 114 p.
XAVIER, Maria Elizabete S.P. Poder político e educação de elite, 3a ed. São Paulo: Cortez / Autores Associados,1992.144 p. (370.981 X3p)
XAVIER, Maria Elizabete / RIBEIRO, Maria Luiza e NORONHA,Olinda Maria. História da Educação - a escola no Brasil. São Paulo: FTD, 1994. 304 p. (Col. Aprender e ensinar)