Carlos Leôncio De Carvalho

Texto:

Carlos Leôncio de Carvalho

REFERÊNCIAS HISTORIOGRÁFICAS[1] -

BARBOSA, Rui. Reforma do ensino secundário e superior. Obras completas. v. IX, tomo I. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Saúde, 1942.

_______. Reforma do ensino primário e várias instituições complementares da instrução pública. Obras completas. v. X, tomo I ao IV. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Saúde, 1947.

CALVI, Lourdes Margareth. As transformações sociais e a instrução pública: uma análise dos projetos de reforma educacional e dos relatórios ministeriais de 1868 a 1879. 2003. Mestrado em Educação, Universidade Estadual de Maringá, Maringá. (Dissertação de Mestrado)

GONÇALVES, Vera Teresa Valdemarin. O liberalismno demiurgo. 1994. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo.

Grande Enciclopédia Delta Laroussse. Rio de Janeiro: Editora Delta, 1878. p. 1403.

GUIMARÀES, Argeu. Diccionario Bio-Bibliografico Brasileiro de diplomacia, política externa e direito internacional. Rio de Janeiro: Edição do autor, 1938.

LYRA, A. Tavares de. Os ministros de estado da independência á República. Rio de Janeiro: Departamento de Imprensa Nacional, 1949.

MACHADO, Maria Cristina Gomes. Rui Barbosa: pensamento e ação. Campinas: Autores Associados; Rio de Janeiro: Fundação Casa Rui Barbosa, 2002.

_________. O Decreto de Leôncio de Carvalho e os pareceres de Rui Barbosa em debate – A criação da escola para o povo no Brasil no século XIX. In: STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena Câmara. História e memórias da educação no Brasil. Vol. II. Petrópolis: Vozes, 2005.

MOACYR, Primitivo. A Instrução e o Império. (Subsídios para a História da Educação no Brasil) 1850-1887. v. 2. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1937.

[1] Referências Historiográficas elaboradas por Maria Cristina Gomes Machado, professora do Departamento de Fundamentos da Educação e do programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá.  Coordenadora e Pesquisadora do HISTEDBR – GT Maringá.