Carlos Leôncio De Carvalho

Tipo: 
REFERÊNCIAS DOCUMENTAIS
Texto: 

Carlos Leôncio de Carvalho

 

REFERÊNCIAS DOCUMENTAIS[1]

 

Blake (1970, p. 82-83) no Diccionario Bibliographico Brazileiro levantou os seguintes textos do autor:

“_ Teses e dissertação para obter o grau de doutor, São Paulo, 1869, 21 páginas. O ponto da dissertação é: “Nas ações executivas tem lugar a suspeição do juiz?”

- Teses e dissertação para o concurso a uma cadeira vaga, São Paulo, 1870, 22 páginas. O ponto da dissertação é o seguinte: “Pode o cego fazer testamento, cerrando?”

Faculdade de Direito de São Paulo. Memória histórica do ano de 1874. Rio de Janeiro, 1875, apresentada no Relatório do Ministério dos Negócios do Império.

Reforma eleitoral. Naturalização dos estrangeiros. Rio de Janeiro, 1888 – É um opúsculo, em que o autor dá as razões que tivera para opor-se às emendas à nova lei de eleições, e que não pudera expor na câmara temporária. Alguns trechos desse opúsculo, onde se discutem também questões políticas e sociais, foram reproduzidas na Gazeta de Notícias, do Rio de Janeiro.

Educação da infância desamparada: conferência realizada durante a exposição pedagógica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 1883, 30 páginas. Publicado novamente no volume “Conferências efetuadas na exposição pedagógica” publicada no Rio de Janeiro, em 1884.

Primeira exposição pedagógica no Rio de Janeiro (documentos.) Rio de Janeiro, 1884. Em uma introdução de 259 páginas, Carvalho apresenta os acontecimentos da exposição e mostra, com o estudo das legislações e dos pareceres ali tratados, os princípios geralmente dotados na organização do ensino primário.

- Atas e pareceres do congresso de instrução pública do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 1884.

Relatório apresentado na 1ª sessão da 17ª legislatura pelo ministro e secretário dos negócios do império, Rio de Janeiro, 1878.

Relatório apresentado na 2ª sessão da 17ª legislatura, etc. em 1879. Rio de Janeiro, 1879.

Destaca-se que Carvalho enquanto estudante escreveu artigos para jornais:

Palestra Acadêmica: Revista Científica e Literária. Publicação mensal sob a direcção de Candido Leitão, Didimo da Veiga e Leôncio de Carvalho. S. Paulo, 1866.

O Acadêmico: jornal jurídico, literario e de notícias. Diretores da redação: Leôncio de Carvalho e J. F. Vianna. S. Paulo, 1868.

Tribuna Liberal: jornal político e literário. São Paulo, 1867.

BRASIL. Decreto-Lei nº 7247, de 19 de abril de 1879. Reforma do ensino primário, secundário e superior no município da Corte em todo o Império In: Relatório do ano de 1878, apresentado à Assembléia Geral Legislativa na 2ª Sessão da 17ª Legislatura. Rio de Janeiro: Typ. Nacional, 1879.

BRASIL. Ministério do Império. Ministro Carlos Leôncio de Carvalho Relatório do ano 1877 apresentado à Assembléia Geral Legislativa na 1ª Sessão da 17ª Legislatura. Rio de Janeiro: Typ. Nacional, 1878.

________ . Ministro Carlos Leôncio de Carvalho. Relatório do ano de 1878, apresentado à Assembléia Geral Legislativa na 2ª Sessão da 17ª Legislatura. Rio de Janeiro: Typ. Nacional, 1879.

CARVALHO, Leôncio de (org). Documentos. Exposição Pedagógica do Rio de Janeiro, 1 (1883). Rio de Janeiro: Tipografia Nacional, 1884.

 

 

 

[1] Referências Documentais elaboradas por Maria Cristina Gomes Machado, professora do Departamento de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá.  Coordenadora e Pesquisadora do HISTEDBR – GT Maringá.