As Transformações Do Ensino No Brasil: Análise Das Reformas.

Tipo:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Autor:
Rita de Cássia Gonçalves de Carvalho
Texto:

AS TRANSFORMAÇÕES DO ENSINO NO BRASIL: ANÁLISE DAS REFORMAS.

Referências historiográficas organizadas por: Rita de Cássia Gonçalves de Carvalho

BORÓN, Atílio, SADER, Emir, GENTILI, Pablo (org.) Pós Neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

BRASIL, Constituição de 1988.

BRASIL, LEI 9394, de 20/12/96 IN Diário Oficial de 23/12/96.

BRASIL, LEI 5692, de 11/08/71 IN Comparativo da Lei N° 9394 de 20/12/96 (LEI  de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) com as LEIS 4024 de 20/12/61 e 5692 de 11/08/71.Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo.

CARVALHO, Rita de C. G. Formação de formadores na construção do Projeto Político Pedagógico do curso normal: CEMEP – Paulínia. Dissertação de Mestrado em Educação do programa de pós-graduação. PUC – Campinas, SP, 2000.

CORRAGIO, José L. Propostas do Banco Mundial para a Educação: sentido oculto ou problema de concepção? In: TOMMAZI, L de;  WARDE, M. J., HADDAD, S.  (org.) O Banco Mundial e as Políticas Educacionais. São Paulo: Cortez Puc-SP: ação educativa, 1996.

CURY, C. R. Jamil.  A Nova L.D.B. e suas implicações nos Estados e Municípios: o Sistema Nacional de Educação, In Educação e Sociedade, N° 41, pp. 186-201, abril 1992.

DEMO, Pedro A Nova L.D.B: ranços e avanços, 3a. ed, Campinas, SP: Papirus, 1997.

GADOTTI, Moacir. Concepção Dialética da Educação: um estudo introdutório São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1987.

GENTILI, Pablo. Neoliberalismo e Educação: Manual do Usuário. In: ______, SILVA, Tomaz T. (org.) Escola S.A. Brasília: CNTE, 1996.

______.(1995) SADER, Emir (org.) Pós-neoliberalismo: as políticas e o Estado democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

GHON, Maria da G. A Pesquisa das Ciências Sociais considerações metodológicas. Cadernos CEDES, n. 12. São Paulo: Cortez, 1984.

MAGALHÃES, Justino P. de   Breve Apontamento para a História das Instituições Educativas. In, SANFELICE, José L. ; SAVIANI, Demerval;  LOMBARDI, José C. (org) História da Educação: Perspectivas para um intercâmbio internacional. Campinas SP: Autores Associados, 1999.

MAZIERO, Maria D.;  SOARES, Meire T. M.  Paulínia: dos trilhos da Carril às chamas do progresso: 1770-1970.Paulínia - SP: Unigráfica, 1999.

MELLO, Guiomar N. de.  A Pesquisa educacional no Brasil. Cadernos de Pesquisa. São Paulo (46): 67-72, ago., 1983.

PINO, Angel. R. Os Novos Rumos da Nova L.D.B.: dos processos e conteúdos In, Educação e Sociedade, N° 51, pp. 356-378, ago/1995

ROMANELLI, Otaíza O. História da Educação no Brasil (1930-1973). Petropólis: Vozes, 1997.

SANTOS, Boaventura S. Para uma Pedagogia do Conflito. In: ______, SILVA Azevedo (org.) Novos Mapas Culturais. Novas Perspectivas Educacionais Porto Alegre: Ed. Sulina, 1996.

SAVIANI, Demerval. A Nova Lei da Educação: Trajetórias, limites e perspectivas. Campinas, SP: Autores Associados, 1997.

______.(1998) Da Nova L.D.B. ao novo Plano Nacional da Educação: por uma outra política educacional. Campinas: Autores Associados.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. SP: Cortez: Autores Associados, 1985 (Coleção temas básicos de pesquisa-ação).

VEIGA, Ilma Passos A (org). Projeto Político Pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas, SP., Papirus ed, 1998.