A Educação Que Emerge Dos Livros De Viagens

Texto:

A EDUCAÇÃO QUE EMERGE DOS LIVROS DE VIAGENS

Referências historiográficas organizadas por: Ana Paula Seco

ALMEIDA, J. R. P. de. História da instrução pública no Brasil (1500-1889). História e legislação. Tradução de Antônio Chizzotti. São Paulo: EDUC; Brasília, DF: INEP/MEC, 1989.

AUGEL, M. P. Visitantes estrangeiros na Bahia oitocentista. São Paulo: Cultrix/MEC, 1980.

AZEVEDO, F. de. A cultura Brasileira. São Paulo: Martins Fontes, 1983.

BATES, H. Um naturalista no Rio Amazonas. Tradução de Regina R. Junqueira. São Paulo: EDUSP; Belo Horizonte: Editora Itatiaia, 1979.

BELLUZO, A. M. M.. O Brasil dos Viajantes. 3a ed. São Paulo: Metalivros e Objetiva; Salvador: Fundação G. Odebrecht, 2000. 3v.

BURTON, R. Viagens aos planaltos do Brasil. Tradução de Américo Lacombe. São Paulo: Editora Nacional, 1983. Volume I, II e III.

FÁVERO, O. (Org.) A Educação nas Constituintes Brasileiras: 1823-1988. Campinas, SP: Editora Autores Associados, 1996. (Coleção Memória da Educação).

GARDNER, G. Viagens no Brasil, principalmente nas províncias do norte e nos distritos do ouro e do diamante, durante os anos de 1836 – 1841. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1942.

GALVÃO, C. C. A escravidão compartilhadaos relatos de viajantes e os intérpretes da sociedade brasileira. Ago/2001. 249f. Dissertação (Mestrado em História) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

GRAHAM, M. Diário de uma viagem ao Brasil. São Paulo: EDUSP, 1990.

HOLANDA, S. B. de. Visão do paraíso: os motivos edênicos no descobrimento e colonização do Brasil. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1959. (Coleção Documentos Brasileiros, 107).

História Geral da Civilização Brasileira. O Brasil monárquico. São Paulo: Difel, 1985. Tomo II, v. 1, 2 e 3.

HORNBY, A. S. Oxford Advanced learner’s dictionary of current English. Sixth edition. Oxford: Oxford University Press. Edited by Sally Wehmeier, 2000.

LEITE, I. B. Antropologia da viagem; escravos e negros libertos em Minas Gerais no século XIX. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1996.

LEITE, M. L. M. Livros de viagem: 1803 – 1900. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997.

LIMA, O. O Império brasileiro. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: EDUSP, 1989. (série 2, Coleção Reconquista do Brasil).

LISBOA, K. M. A Nova Atlântida de Spix e Martiusnatureza e civilização na viagem pelo Brasil (1817-1820). São Paulo: Editora Hucitec, 1997.

LOPES, E. M. T. 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

MARTINS, L. L. O Rio de Janeiro dos viajanteso olhar britânico (1800-1850). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2001.

MCARTHUR, T., MCARTHUR, F. The Oxford Companion to the English Language. New York, Oxford: Oxford University Press, 1992.

MELLO-LEITÃO, C. Visitantes do Primeiro Império. São Paulo: Companhia Editora Nacional,1934.

RAMINELLI, R. Viagens e inventários. Tipologia para o período colonial. História. Questões e Debates. Paraná: Editora UFPR, Ano 17, no 32. jan./jun., 2000. (Brasil: a conquista do olhar).

RIBEIRO, M. L. S. Introdução à História da Educação Brasileira. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1987.

História da Educação Brasileira. A organização escolar. Campinas: Editora Autores Associados, 2000.

SOUZA, L. de M. História da vida privada no Brasil: cotidiano e vida privada na América portuguesa. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

SODRÉ, N. W. O que se deve ler para conhecer o Brasil. Rio de Janeiro: Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais – INEP – Ministério da Educação e Cultura, 1960. (série III, Livros-Fonte, v. 3).

VÉSCIO, L. E. e SANTOS, P. B. (Org.). Literatura e História. Perspectivas e convergências. Bauru, São Paulo: EDUSC, 1999.

WALLACE, A. R. Viagens pelos rios Amazonas e Negro. Tradução de Eugênio Amado. São Paulo: EDUSP; Belo Horizonte: Editora Itatiaia, 1979.

WALSH, R. Notícias do Brasil (1828 – 1829). São Paulo: EDUSP; Belo Horizonte: Editora Itatiaia, 1985. 2v.

WELLS, J. Explorando e viajando três milhas através do Brasil – do Rio de Janeiro ao Maranhão. Tradução de Myriam Ávila e introdução de Christopher Hill. Belo Horizonte: Fundação João Pinheiro (Centro de Estudos Históricos e Culturais), 1995. 2v..

XAVIER, M. E. S. P. et ali. História da Educação: a escola no Brasil. São Paulo: Editora FTD, 1994.