A Educação Libertária Na Primeira República

Angela Maria Souza Martins
Texto:

Referências documentais organizadas por Angela Maria Souza Martins

A VIDA. Porto, n°5, 31 de janeiro de 1915.

BOLETIM DA ESCOLA MODERNA. São Paulo, ano 1, v.1, 1918.

BOLETIM DA ESCOLA MODERNA. São Paulo, ano 1, v.2, 1919.

BOLETIM DA ESCOLA MODERNA - Suplemento sobre a obra de Ferrer y Guardia. FAC SIMILE, Co-edição: Centro de Memória Sindical e Arquivo do Estado de São Paulo, 1991.

DIAZ, Blasco. Francisco Ferrer e a semana trágica de Barcelona. Lisboa: Edição Casa Alfredo David, 1914.

DULLES, John W. Foster.  Anarquistas e Comunistas no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1977.

KASSICK, Neiva Beron. & KASSICK, Clovis N. A Contribuição do Pensamento Pedagógico Libertário para a História da Educação Brasileira. Rio de Janeiro: Achiamé, 2004.

LUIZETTO, Flávio Venâncio. Presença do Anarquismo no Brasil: um estudo dos episódios libertário e educacional. USP, São Carlos, 1984. (Tese de Doutorado)

________. O Movimento Anarquista em São Paulo: a experiência da Escola Moderna nº 01 (1912 - 1919), In: Educação e Sociedade, São Paulo/Campinas: Cortez/CEDES, nº 24, ago 1986.

RODRIGUES, Edgar. História do Movimento Anarquista no Brasil. Florianópolis: Editora Insular, 1999.