Editora Navegando
História e historiografia da educação: debates e contribuições
Luciana Cristina Salvatti Coutinho, Régis Henrique dos Reis Silva, José Claudinei Lombardi, Mara Regina Martins JacomeliEssa coletânea, assim, é resultado das conferências e mesasredondas que fizeram parte da programação do X Seminário Nacional do HISTEDBR e está organizada em quatro partes subdivididas em dezesseis capítulos. A primeira parte é composta de três capítulos que versam sobre as relações, desde uma perspectiva marxista, entre história, educação e conjuntura política contemporânea sob os títulos: “Classes sociais e educação no Brasil contemporâneo” de autoria de Roberto Leher; “Desfecho Melancólico” de Plínio de Arruda Sampaio Filho e, por fim, Dermeval Saviani foca sua análise sobre “O Projeto ‘Escola sem Partido’ na luta de classes na atual conjuntura política brasileira”.
O HISTEDBR e a Historiografia da Educação Brasileira é o tema central dos quatro capítulos que compõem a segunda parte da presente coletânea, abordado, contudo, sob diferentes perspectivas de representantes de diferentes instituições, tais como: Cláudia Maria Costa Alves (GT 2 – História da Educação – da ANPEd); Carlos Eduardo Vieira (SBHE); Patrícia Weiduschadt e Maria Helena Câmara Bastos (ASPHE) e Cláudio Félix dos Santos, representando o Grupo de Estudos Marxistas em Educação.
A terceira parte concentra-se nas análises desenvolvidas no âmbito dos GTs responsáveis pelo Balanço da Produção do HISTEDBR, composta por sete capítulos, a saber: “Balanço dos seminários nacionais e jornadas do HISTEDBR”, redigido por Ana Elizabeth Santos Alves, Maria de Fátima Rodrigues Pereira e Maria José Aviz do Rosário; Antonio Carlos Ferreira Pinheiro sistematizou as análises no texto intitulado “Entrelaces e desenlaces, o significado sócio científico e as questões teóricas e metodológicas: um balanço da produção do HISTEDBR – Paraíba (1992-2016)”; uma “Síntese da produção em livros e coletâneas dos HISTEDBR-UFOPA” foi elaborada por Gilberto César Lopes Rodrigues; Régis Henrique dos Reis Silva publica o “Balanço da produção do HISTEDBR veiculada pela Navegando Publicações”; “A Revista HISTEDBR On-line e suas contribuições à História da Educação Brasileira (2001-2015)” é objeto de reflexões por parte de Maria Cristina Gomes Machado, Cristiane Silva Melo, Flávio Massami Martins Ruckstadter, Gizeli Fermino Coelho, Mario Borges Netto, Maria Isabel Moura Nascimento, Manoel Nelito Matheus Nascimento e Vanessa Camponas Mariano Ruckstadter; Elza Peixoto escreve “Germinal: Marxismo e Educação em debate – histórico, balanço, demandas e perspectivas” e, por fim, “O Balando de Mídias” é objeto de análise de Juliana Gonçalves Gobbe e Viviane Cardoso da Silva.
A quarta e última sessão dessa coletânea tem como foco a mesa-redonda organizada como parte constitutiva da programação do X Seminário Nacional do HISTEDBR em que se prestou uma homenagem aos 50 anos de contribuição intelectual do professor Dermeval Saviani, co-fundador do HISTEDBR e coordenador geral do mesmo desde sua criação. Contamos, aqui, com as contribuições de Antonio Joaquim Severino que redigiu o capítulo sob o título “Dermeval Saviani: um intelectual compromissado com a formação de quadros para a educação brasileira” e, também, com o texto de Newton Duarte que versou “Sobre os 50 anos de militância marxista de Dermeval Saviani pela Educação Brasileira”.
Com mais essa publicação da presente coletânea pela Navegando Publicações, reiteramos nosso princípio de socialização do conhecimento, disponibilizando-a em formato digital e gratuito.
1