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A concepção de infância presente no Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova de 1932: a presença do pensamento de John Dewey (1859-1952)
Marco Aurélio Gomes de OliveiraO livro A concepção de infância presente no Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova de 1932: a presença do pensamento de John Dewey (1859-1952) é resultado de pesquisa realizada pelo Prof. Marco Aurélio Gomes de Oliveira, para obtenção do título de mestre no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Uberlândia, em Minas Gerais.
Tratou-se de um estudo sobre a influência do Pensamento do intelectual John Dewey no documento do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, que foi elaborado e publicado no Brasil do início do Século XX. O autor tratou de identificar o tema da infância no documento do “Manifesto” e trazê-la para uma reflexão no campo da História da Educação e do Pensamento Educacional. Buscou na Modernidade o amparo para o entendimento do sentido da nova concepção de infância que assolava a educação da época, tentando assim, apontar a superação do antigo conceito proposto pela escola tradicional.
O Prof. Marco Aurélio Gomes de Oliveira tem se demonstrado como um estudioso incansável da questão da infância e das concepções que a norteiam. Enquanto pedagogo nutre o ideário da construção de uma educação mais justa e eficaz para todas as crianças, principalmente para as de camadas populares. Aponta a contribuição da visão da Escola Nova para o debate educacional que se intensificou no Brasil nas primeiras décadas do século XX. Neste aspecto, a importância do trabalho está na reflexão sobre a infância. De modo rápido retoma a visão de infância dos mais antigos até o nosso tempo, e, intensifica o propósito de pensar a questão com olhos para a influência de John Dewey.
O pano de fundo do trabalho traz marcas importantes porque retoma, enquanto análise histórica, o propósito da modernidade e sua influência na educação brasileira dos anos de 1920. Ora, este foi o projeto para o desenvolvimento do capitalismo no Brasil, colocando a escolarização como suporte para a modernização do país. Como o próprio autor aponta que antes da modernidade os processos educativos eram canalizados para o adulto, agora, o processo é canalizado para a criança.
O livro proposto pelo Prof. Marco Aurélio contribui para que se estabeleça uma reflexão e debate no campo dos estudos em educação, em especial, na História e na filosofia da educação. Trata-se de um material importante para os estudos em Programas de Pós-Graduação em Educação e em Cursos de Pedagogia. Aponta referências clássicas do tema, com fundamentos históricos, filosóficos e educacionais, bem como, temáticas contemporâneas ao início do século XX, o que credencia o livro como fonte de pesquisa. Parabenizo o Prof. Marco Aurélio pela coragem no enfrentamento da temática e na clareza de seu pensamento.
Ituitaba, janeiro de 2015.
Armindo Quillici Neto
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