As fake news na Educação Básica

"As ideias negacionistas espalhadas pelas fake news são danosas, e o estado não faz questão de disponibilizar recursos que visem barrar essas mentiras."

Com a crescente onda da ideologia do negacionismo científico, que vem ganhando força através de uma mobilização política feita pelas elites, com o intuito de desconstruir as certezas resultado do árduo trabalho de cientistas e pesquisadores, muitos setores de serviços da sociedade passaram a ser alvo do que posso chamar de fake news negacionista, que neste caso tem atingido diretamente o campo da educação básica.

Ao difundir ideias falsas como o terrapanismo se contrapondo a evidencia científica, ou mesmo criar a narrativa que os negros africanos queriam ser escravizados no período colonial, ou dizer sem nenhuma comprovação cientifica que a cloroquina cura da covid 19, os negacionistas destroem anos de aplicação e trabalho de muitos profissionais, e ao mesmo tempo criam mentiras que chegando na escola confundem a cabeça dos estudantes, fazendo com que os professores precisem se desdobrar para travar dura batalha teórica discursiva, a fim de desfazer o mal que tais mentiras produzem.

Essas fake news estão chegando na escola básica e devido as carências de investimento que a educação tem, acabam por promoverem mais sucateamento, por isso é de suma importância que sejam promovidas mobilizações do conjunto de profissionais da educação, da academia, de grupos de pesquisa e programas de pós-graduação, para pensar metodologias de ensino e procedimentos pedagógicos que barrem as ideias negacionistas, pelo menos no ambiente da escola. Por isso, precisamos investir mais do nosso capital intelectual para subsidiar os professores a desenvolverem procedimentos de formação para a realização do ensino nas disciplinas escolares, posto ser através delas que pode acontecer a formação pautada no conhecimento científico.

Por exemplo, disciplina como história é um espaço de estudo que pode ajudar o educando a refletir sobre a verdade dos fatos e não cair nas armadilhas das mentiras espalhadas por grupos que querem permanecer no poder, para que isso ocorra é preciso que nos dediquemos a investigar em novas metodologias, mobilizando as tecnologias da informação e comunicação para o ensino de história.

As ideias negacionistas espalhadas pelas fake news são danosas, e o estado não faz questão de disponibilizar recursos que visem barrar essas mentiras. Desse modo, cabe a nós militantes da educação nos mobilizarmos através dos espaços de resistências que temos, como os grupos de pesquisas, para lutar contra tal tendência filha das elites.

Imagem: