VIII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas
"História, Sociedade e Educação no Brasil"
História, Educação e Transformação: tendências e perspectivas
30 de junho a 03 de julho de 2009
Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP

Trabalhos das Sessões Coordenadas

Título Autores Trabalho
BREVES REFLEXÕES SOBRE AS PRIMEIRAS ESCOLAS NORMAIS NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO, NO SÉCULO XIX Angela Maria Souza Martins Abrir
MANUAIS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO BRASIL NO COLÉGIO PEDRO II: DO IMPÉRIO ÀS PRIMEIRAS DÉCADAS DA REPÚBLICA Gilberto Luiz Alves Abrir
O TRABALHO PEDAGÓGICO E DIDÁTICO E O PROTAGONISMO DO PROFESSOR NO BRASIL DOS ANOS DE 1920 José Carlos Souza Araujo Abrir
RECONSTRUÇÃO HISTÓRICA DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES PÚBLICAS DO PARANÁ Maria Isabel Moura Nascimento Abrir

 

Trabalhos das Sessões de Comunicações

Título Autores Eixo temático Trabalho
A ABORDAGEM TEÓRICO-METODOLÓGICA E A HEURÍSTICA DA PESQUISA SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NORMALISTAS EM UBERABA-MG (1928 A 1971) Rosângela Maria Castro Guimarães* Historiografia e questões teórico-metodológicas da História da Educação Abrir
A ALFABETIZAÇÃO EM LOURENÇO FILHO: UM ESTUDO DAS LEITURAS DE PEDRINHO E MARIA CLARA Claudiceia Bezerrra * História, biografias e intelectuais da educação Abrir
A “LOUSA MÁGICA” E A MEMÓRIA: REVISITANDO UMA PRÁTICA ESCOLAR NO ENSINO DAS ARTES VISUAIS Angélica Tasquetto * História, práticas escolares e processos educativos Abrir
A AMPLIAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE 8 PARA 9 ANOS: UMA REFLEXÃO NECESSÁRIA Simone de Fátima Flach * História, políticas públicas e educação Abrir
A ATUAÇÃO DE FERNANDO DE AZEVEDO NA CONSTRUÇÃO DA POLÍTICA EDUCACIONAL NOS ANOS 1920 Magna Maria Silva *

Amélia Kimiko Noma
História, políticas públicas e educação Abrir
“COMO EM SONHO CORRER NUMA ESTRADA?DESLIZANDO NO MESMO LUGAR?” Melânia Mendonça Rodrigues * História, políticas públicas e educação Abrir
A CONCEPÇÃO DE CRIANÇA E DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL PRESENTE NOS LIVROS DA SÉRIE Priscila Marília de Oliveira *

ALESSANDRA ARCE
História, biografias e intelectuais da educação Abrir
A CONCEPÇÃO DE GESTÃO ESCOLAR NO REGIMENTO UNIFICADO DAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE VITÓRIA DA CONQUISTA NO PERÍODO DE 1996 - 2005. Wilson da Silva Santos * História, políticas públicas e educação Abrir
A CONFIGURAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS SOCIAIS DA EDUCAÇÃO NO BRASIL NA DÉCADA DE 1990. Sheila Graziele Acosta Dias *

Angela Mara de Barros Lara
História, políticas públicas e educação Abrir
A CONSOLIDAÇÃO DA APRENDIZAGEM NOS MODELOS MULTISSERIADOS DE ENSINO Maristela Rosso Walker *

Teresa Kazuko Teruya
História, práticas escolares e processos educativos Abrir
A CONSTITUIÇÃO DE 1988 E AÇÕES AFIRMATIVAS: POLÍTICAS PÚBLICAS IGUALITÁRIAS DE ACESSO À EDUCAÇÃO Silvia Maria Pinheiro Bonini Pereira * História, políticas públicas e educação Abrir
A CONSTITUIÇÃO DO MOVIMENTO ESTUDANTIL SECUNDARISTA EM PATOS DE MINAS/MG: A UNIÃO DOS ESTUDANTES PATENSES - UEP (1958) Geenes Alves da Silva * História, trabalho e educação Abrir
A CONSTRUÇÃO DA POLÍTICA EDUCACIONAL DE NITERÓI: CONFLITOS EM TORNO DA PROPOSTA ESCOLA DE CIDADANIA ARMANDO DE CASTRO CERQUEIRA AROSA* História, políticas públicas e educação Abrir
A CRIAÇÃO DO CURSO DE PEDAGÓGIA NO BRASIL - DÉCADA 1930: UM OLHAR A PARTIR DE SUA BASE MATERIAL PRODUTIVA José Barreto dos Santos* História, políticas públicas e educação Abrir
A CRISE NA REDE DE ESCOLAS DE CONFISSÃO LUTERANA NO BRASIL NAS DÉCADAS DE 80 E 90:UM OLHAR DESDE AS CONCEPÇÕES DE ÉTICA E CIDADANIA Alvori Ahlert * História, práticas escolares e processos educativos Abrir
A DEMOCRACIA COMO FIM E A ESCOLA COMO MEIO: CONVERGÊNCIAS ENTRE ANÍSIO TEIXEIRA E PAULO FREIRE Sérgio César da Fonseca * História, biografias e intelectuais da educação Abrir
ADMISSÃO E EXCLUSÃO: RESGATANDO A HISTÓRIA DE ACESSO A UMA ESCOLA GINASIAL Sônia Filiú Albuquerque Lima* História, práticas escolares e processos educativos Abrir
A EDUCAÇÃO, A ESCOLA E O SEU PAPEL NA MANUTENÇÃO OU TRANSFORMAÇÃO SOCIAL CLARICE ZIENTARSKI *

ANA PAULA COLARES FLORES MORAES

Daniele Rorato Sagrillo

Neila Pedrotti Drabach

OSÉIAS SANTOS DE OLIVEIRA

Sueli Menezes Pereira
História, políticas públicas e educação Abrir
A EDUCAÇÃO COMO APORTE DE SOCIALIZAÇÃO E CONSTITUIÇÃO DA CIDADANIA: COMPREENDENDO AS RELAÇÕES DE PODER COMO SUBSÍDIO TEÓRICO NA CONFIGURAÇÃO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS. Everton Bandeira Martins *

Derocina Campos Sosa

Jorge Luiz da Cunha
História, práticas escolares e processos educativos Abrir
A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E O ANALFABETISMO ENTRE IDOSOS NO SEMI-ÁRIDO NORDESTINO: VELHICE E EXCLUSÃO EDUCACIONAL NO CAMPO Marcos Augusto Castro Peres* História, políticas públicas e educação Abrir
A EDUCAÇÃO DIANTE DA CRISE DO CAPITAL: ESTADO, TERCEIRO SETOR E MERCANTILIZAÇÃO DA ESCOLA Marco Antonio Oliveira Gomes* História, políticas públicas e educação Abrir
“EDUCAÇÃO E HISTÓRIA DAS ONGS NA REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS: APARELHO HEGEMÔNICO OU CONTRA-HEGEMÔNICO?” Marcos Roberto Lima de* História, trabalho e educação Abrir
A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE – MS: UM ESBOÇO DE POLÍTICA PÚBLICA EM TEMPOS DE ‘INCLUSÃO ESCOLAR’ Celi Corrêa Neres *

Nesdete Mesquita Corrêa
História, políticas públicas e educação Abrir
A EDUCAÇÃO FÍSICA EM TEMPOS DE MUDANÇA NA EDUCAÇÃO EM SERGIPE(1931-1947) Ana C.R.Grunennvaldt * História, práticas escolares e processos educativos Abrir
A EDUCAÇÃO NA DESORDEM Rosana Areal Carvalho *

Fabiana Oliveira Bernardo

Gabriela Almeida Cruz
História, políticas públicas e educação Abrir
A EDUCAÇÃO PERMANENTE NO COTIDIANO DO TRABALHADOR Ana Lucia Tomaz Cardoso * História, trabalho e educação Abrir
A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO NOROESTE SUCROALCOOLEIRO DO ESTADO DO PARANÁ E OS IMPASSES NA CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO INTEGRADO Rita de Cássia Pizoli * História, trabalho e educação Abrir
A ESCOLA NORMAL LIVRE MUNICIPAL DE SOROCABA Wilson Sandano * História, políticas públicas e educação Abrir
A ESCOLA PROFISSIONAL MIXTA DE SOROCABA - UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ESTUDO DE SEU ALUNADO E GRADE CURRICULAR(1929-1942) JOSÉ ROBERTO GARCIA * História, trabalho e educação Abrir
A EXPANSÃO DO ENSINO NA “BOCA DO SERTÃO PAULISTA: HISTÓRIA DO GRUPO ESCOLAR DE BOTUCATU (1895) Lidiany Cristina de Oliveira Godoi * História, políticas públicas e educação Abrir
A EXPERIÊNCIA DOS CENTROS DE ENSINO MÉDIO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (CEMP`S): LIMITES E POSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÃO DE UM NOVO CURRÍCULO PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. Ana Paula Ribeiro de Sousa* História, políticas públicas e educação Abrir
A FACULDADE DA DE MEDICINA BAHIA: PERCURSO E REFORMA DO ENSINO NO SÉCULO XIX Adailton Ferreira Santos * História, políticas públicas e educação Abrir
A FILOSOFIA COMO MATÉRIA DE ENSINO: HISTÓRIA E QUESTÕES METODOLÓGICAS Dalton José Alves * História, idéias pedagógicas, currículo e avaliação Abrir
A FORMAÇÃO DA MULHER REPUBLICANA NO OESTE DO BRASIL: AVANTE PROFESSORAS! Alessandra Pereira da Silva Chagas*

Michelle Pereira da Silva Ros
História, práticas escolares e processos educativos Abrir
A FORMAÇÃO DOS TRABALHADORES NAS CENTRAIS DE TELEATENDIMENTO: UMA ANÁLISE HISTÓRICO - CRÍTICA DO MODELO " HÍBRIDO" DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO Luciene Maria de Souza * História, trabalho e educação Abrir
A FORMAÇÃO DO TRABALHADOR NO ÂMBITO DA ACUMULAÇÃO DO CAPITAL FABIANE SANTANA PREVITALLI *

Carlos Alberto Lucena

Robson Luiz de França
História, trabalho e educação Abrir
A FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA NO BRASIL: EVOLUÇÃO E PERSPECTIVAS DO ENSINO SUPERIOR Maria Cecília Marins Oliveira* História, políticas públicas e educação Abrir
A HEGEMONIA DO LEMA “APRENDER A APRENDER” NA ALFABETIZAÇÃO CONTEMPORÂNEA Fatima Aparecida de Souza Francioli *

ANA CAROLINA GALVÃO MARSIGLIA

Newton Duarte
História, práticas escolares e processos educativos Abrir
A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL (1977-2007): CONTRIBUIÇÕES PARA O ESTADO DA ARTE. Nilce Aparecida da S. F. Fedatto * Historiografia e questões teórico-metodológicas da História da Educação Abrir
A HISTÓRIA DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNICAMP: RESISTÊNCIA INSTITUCIONAL OU RECORTE SOCIAL? Caroline Maria Florido * História, políticas públicas e educação Abrir
A HISTÓRIA DA PRÁTICA DA LÍNGUA INGLESA NO SECUNDÁRIO BRASILEIRO: UM RESGATE HISTORICO E MORAL Ricardo Westphalen de Queiroz Jucá* História, práticas escolares e processos educativos Abrir
A IDEOLOGIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO CONTEXTO DO NEOLIBERALISMO E DA REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA DO CAPITAL Roberto Leme Batista *

GIOVANNI ALVES
História, trabalho e educação Abrir
A IMPRENSA COMO FONTES PARA PESQUISA EM HISTÓRIA E EDUCAÇÃO Eliezer Felix Souza * História, políticas públicas e educação Abrir
A INDISSOCIABILIDADE ENTRE A TEORIA, O MÉTODO, A PESQUISA, OS CONTEÚDOS DE ENSINO E A REALIDADE Ireni Marilene Zago Figueiredo*

Cezar Ricardo de Freitas
História, práticas escolares e processos educativos Abrir
A INFÂNCIA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E O TRABALHO DOS PROFESSORES: CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS. LILIANA SOARES FERREIRA * História, trabalho e educação Abrir
A INFLUÊNCIA DA IGREJA CATÓLICA NA EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA ATRAVÉS DO ENSINO RELIGIOSO (1889-1937) Patricia Lopes Fernandes * Historiografia e questões teórico-metodológicas da História da Educação Abrir
A INFLUÊNCIA DO UNICEF E DA UNESCO NA EDUCAÇÃO INFANTIL BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA Maria Angélica O. Francisco Luca * História, políticas públicas e educação Abrir
A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA ESCOLA PUBLICA E O DIRETO Á EDUCAÇAO: CONTRIBUIÇÕES DE CONDORCERT Margarita Victoria Rodríguez * História, políticas públicas e educação Abrir
A INSTITUCIONALIZAÇÃO DAS ESCOLAS AGRÍCOLAS NO PARANÁ Vera Lucia Martiniak * História, trabalho e educação Abrir
A INSTRUÇÃO ELEMENTAR NA REVISTA A INFORMAÇÃO GOYANA (1917/1935) THAÍS CRISTINA MODESTO BORGES *

ANA MARIA GONÇALVES
História, políticas públicas e educação Abrir
A INSTRUÇÃO PÚBLICA NA PROVÍNCIA DO PARANÁ NA PERSPECTIVA DE PRIMITIVO MOACYR Maria Cristina Gomes Machado *

LUIZ ANTONIO DE OLIVEIRA
História, biografias e intelectuais da educação Abrir
A INSTRUÇÃO PÚBLICA PRIMÁRIA E SECUNDÁRIA NA PROVINCIA DA PARAHYBA DO NORTE: A CONSTITUIÇÃO DO ESTADO NACIONAL E DA NAÇÃO. 1840-1849. Mauricéia Ananias *

Cristiano Ferronato
História, políticas públicas e educação Abrir
A INSTRUÇÃO PÚBLICA PRIMÁRIA NO INTERIOR DAS GERAES : UMA ANÁLISE HISTÓRICA DO GRUPO ESCOLAR DE VILLA PLATINA(1908-1950) BETÂNIA OLIVEIRA LATERZA RIBEIRO *

Claudia Oliveira Cury Vilela

ELIZABETH FARIAS DA SILVA

Sauloéber Tarsio de Souza

Sirlene Cristina de Souza

Valéria Aparecida de Lima
História, políticas públicas e educação Abrir
A INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA DA RELAÇÃO EDUCAÇÃO E TRABALHO Ronaldo dos Santos Travassos * História, trabalho e educação Abrir
A LEI 10.639/03 NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: UMA POLÍTICA PÚBLICA DE ENFRENTAMENTO AO PRECONCEITO RACIAL Aleir Ferraz Tenório *

JOÃO LUIZ GASPARIN -
História, políticas públicas e educação Abrir
ALGUNS ASPECTOS HISTÓRIOS DE PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Hugo Antonio Fontana * História, práticas escolares e processos educativos Abrir
A LOUSA E O TORNO - O SENAI E A EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE MEIRE TEREZINHA MÜLLER * História, trabalho e educação Abrir
A MODERNIZAÇÃO URBANA E A PRODUÇÃO DO 1º LICEU CAMPO-GRANDENSE: RUMO A CAMINHADA DO PROGRESSO OU ÀS PRÁTICAS DE EXCLUSÃO (1938-1980)? ROSIMERI DA SILVA PEREIRA ROSI*

Mara Regina Martins Jacomeli
História, práticas escolares e processos educativos Abrir
A MULHER, A EDUCAÇÃO E A CIDADE: FORMAÇÃO E GÊNERO NOS REGISTROS DA PRIMEIRA TURMA DA ESCOLA NORMAL DE CAMPOS/RJ NA TRANSIÇÃO IMPÉRIO-REPÚBLICA (1895-1899) Valéria Maria Neto Crespo de Oliveira Lima * História, políticas públicas e educação Abrir
ANAIS DO CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE: A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA THAIS CRISTINA OLIVEIRA * História, idéias pedagógicas, currículo e avaliação Abrir
ANÁLIA FRANCO E SUA AÇÃO EDUCACIONAL NA PRIMEIRA REPÚBLICA Samantha Lodi-Corrêa * História, biografias e intelectuais da educação Abrir
ANÍSIO TEIXEIRA E A TECNOLOGIA NA NOVA CAPITAL Raquel de Almeida Moraes Raquel* História, biografias e intelectuais da educação Abrir
ANOS 20- IDENTIDADES E NACIONALIDADE EM DISCUSSÃO NO PARANÁ Valquiria Elita Renk * História, políticas públicas e educação Abrir
ANTON MAKARENKO: CAMINHOS ALTERNATIVOS NA REALIDADE EDUCACIONAL ATUAL FÁTIMA MARAFON *

Adriana Regina de Jesus Santos Adriana
História, biografias e intelectuais da educação Abrir
A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DIDÁTICO NA DISCIPLINA HISTÓRIA NO GINÁSIO FREI ROGÉRIO (1943-1961) Isabela Toscan Mitterer *

Maria Angelica Cardoso

Sandino Hoff
História, práticas escolares e processos educativos Abrir
A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO DA FEF/UFG: LIMITES E POSSIBILIDADES DE UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA Aline Silva Nicolino *

Helena Márcia Monteiro de Santana

Rosirene Campelo dos Santos

Wilson Luiz Lino de Sousa
História, práticas escolares e processos educativos Abrir
A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISE DE PRÁTICAS DOCENTES COMO UMA CONTRIBUIÇÃO AO PROCESSO HISTÓRICO CONSTRUÍDO rita de cassia bastos zuquieri *

Ana Maria Lombardi Daibem
História, práticas escolares e processos educativos Abrir
A PEDAGOGIA HUMANISTA DE SÃO JOÃO DA CRUZ (1542-1591) NO SÉCULO XVI. Cézar de Alencar Arnaut de Toledo *

Marcos Ayres Barboza
História, biografias e intelectuais da educação Abrir
A PEDAGOGIA LIBERTÁRIA E A EDUCAÇÃO INTEGRAL Angela Maria Souza Martins* História, idéias pedagógicas, currículo e avaliação Abrir
A PEDAGOGIA POPULAR DE CÉLESTIN FREINET: DESCOMPASSO ENTRE A TEORIA POLÍTICA E A TEORIA PEDAGÓGICA Michele Cristine da Cruz Costa * História, biografias e intelectuais da educação Abrir
A POLÍTICA CURRICULAR E AS MUDANÇAS ESTRUTURAIS DO ENSINO SUPERIOR NO PERÍODO NEOLIBERAL. Rachel Aguiar Estevam do Carmo * História, idéias pedagógicas, currículo e avaliação Abrir
A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL E OS DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR Eva Waisros Pereira *

Raquel de Almeida Moraes Raquel
História, políticas públicas e educação Abrir
A POLÍTICA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU NO BRASIL - DA ESPECIALIZAÇÃO À RESIDÊNCIA: APONTAMENTOS HISTÓRICOS Soraya Diniz Rosa *

Roseli Esquerdo Lopes
História, políticas públicas e educação Abrir
A POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA DO XIX AO SÉCULO XXI ANALISANDO A POLÍTICA EDUCACIONAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO JANE APARECIDA GONÇALVES DE SOUZA* História, idéias pedagógicas, currículo e avaliação Abrir
APONTAMENTOS INICIAIS SOBRE A PRIMEIRA ESCOLA PÚBLICA PRIMÁRIA DA CIDADE DE LONDRINA-PR (1937 A 1972) Thais Bento Faria*

Analete Regina Schelbauer
História, práticas escolares e processos educativos Abrir
A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: O PROCESSO DE MERCANTILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E A DESPROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE Polyana Imolesi Silveira de França* História, trabalho e educação Abrir
APRENDIZADO, COMPETITIVIDADE E AS NOVAS FORMAS DE CONHECIMENTO PRODUTIVO PARA O TRABALHO NO INÍCIO DO SÉCULO XXI Jefferson Carriello Carmo * História, trabalho e educação Abrir
A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE EDUCAÇÃO NOS PROCESSOS DE LUTA PELA TERRA E SOBRE PROJETOS DE EXTENSÃO RURAL EM TESES E DISSERTAÇÕES NA ÁREA DE EDUCAÇÃO APRESENTADAS ENTRE 1999 E 2006. Fabiana de Cássia Rodrigues * História, práticas escolares e processos educativos Abrir
A PRODUÇÃO DE MANUAIS DIDÁTICOS E O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA ESCOLA MÉDIA EM DOIS MOMENTOS HISTÓRICOS (1935-1989) Silvia Helena Andrade Brito * História, práticas escolares e processos educativos Abrir
A PRODUÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA DE INSPIRAÇÃO MARXISTA DAS DÉCADAS DE 1970-1980 Ricardo Pereira * Historiografia e questões teórico-metodológicas da História da Educação Abrir
A PRODUÇÃO LINGÜÍSTICA DOS IMIGRANTES ALEMÃES NO BRASIL José Luís Félix * História, idéias pedagógicas, currículo e avaliação Abrir
A REALIDADE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA ESCOLA MUNICIPAL PREFEITO JOSÉ BONIFÁCIO GUIMARÃES VILELA EM PONTA GROSSA/PARANÁ Rita de Cássia Oliveira *

Flávia da Silva Oliveira

Paola Andressa Scortegagna
História, políticas públicas e educação Abrir
A RECONFIGURACÃO DOS CONSELHOS ESCOLARES NA REDE ESTADUAL DE ENSINO PARANAENSE NA POLÍTICA DO GOVERNO LERNER JANAINA APARECIDA MATTOS ALMEIDA* História, políticas públicas e educação Abrir
A REESTRUTURAÇÃO DO ENSINO DURANTE A DITADURA MILITAR: INTERLOCUÇÃO ENTRE O DISCURSO E A PRÁTICA Tiago Henrique Klengel Biasotto Mendes * História, políticas públicas e educação Abrir
A REGULAMENTAÇÃO DOS CASTIGOS E PRÊMIOS NA ESCOLA PRIMÁRIA DO SÉCULO XIX ANDRÉ PAULO CASTANHA * História, práticas escolares e processos educativos Abrir
A RELAÇÃO EDUCATIVA ENTRE DIREÇÃO E BASE NO PARTIDO LENINISTA: EDUCAÇÃO POLÍTICA E EMANCIPAÇÃO jefferson vasques rodrigues * História, biografias e intelectuais da educação Abrir
A RELAÇÃO TEORIA/PRÁTICA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO – UMA REFLEXÃO A PARTIR DO ENSINO DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO MIRIAM SANTOS DE SOUSA * História, práticas escolares e processos educativos Abrir
A RELAÇÃO TRABALHO E EDUCAÇÃO NA REPRODUÇÃO DAS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO E DAS RELAÇÕES DE PRODUÇÃO Marcos Cassin *

Monica Fernanda Botiglieri
História, trabalho e educação Abrir
A RENOVAÇÃO HISTORIOGRÁFICA E AS CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: NOVOS MÉTODOS E NOVAS FONTES DE PESQUISA. Sirlene Cristina de Souza *

Adilour Nery Souto

BETÂNIA OLIVEIRA LATERZA RIBEIRO
Historiografia e questões teórico-metodológicas da História da Educação Abrir
A REPRESENTAÇÃO DA PEDAGOGIA TRADICIONAL E DA ESCOLA NOVA SEGUNDO A PROPAGANDA E A PRODUÇÃO TEÓRICA DOS PERSONAGENS DO MOVIMENTO RENOVADOR BRASILEIRO - UM ESTUDO DA COLEÇÃO “ESCOLA NOVA BRASILEIRA” DE JOSÉ SCARAMELLI (1931) Merilin Baldan *

ALESSANDRA ARCE
História, biografias e intelectuais da educação Abrir
ARQUIVOS HISTÓRICOS ESCOLARES: DESCRIÇÃO E POSSIBILIDADES DE CRIAÇÃO DE BANCO DE DADOS DE FONTES DOCUMENTAIS PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA Elisabete Gonçalves Souza * Historiografia e questões teórico-metodológicas da História da Educação Abrir
AS AÇÕES DE QUALIFICAÇÃO E FORMAÇÃO DOS TRABALHADORES A PARTIR DA REESTRUTURAÇÃO DO MUNDO DO TRABALHO POR MEIO DOS SINDICATOS Robson Luiz de França * História, trabalho e educação Abrir
A SÉRIE BIBLIOTECA PEDAGÓGICA BRASILEIRA E SUA PRESENÇA NA ESCOLA NORMAL DE SÃO CARLOS NO PÉRIODO DE 1930 – 1946: UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DOS NORMALISTAS. Belissa Pinho Jambersi * História, idéias pedagógicas, currículo e avaliação Abrir
AS CULTURAS ESCOLARES DE CONFINAMENTO NA PARAHYBA DO NORTE: TESSITURAS ENTRE A MATRIZ IMPERIAL E AS QUERELAS REPUBLICANAS- 1858-1940 RAMSÉS NUNES E SILVA * História, práticas escolares e processos educativos Abrir
A SELETIVIDADE DO SISTEMA ESCOLAR NA VISÃO DE PIERRE BOURDIEU – UMA LEITURA SOBRE AS QUESTÕES DAS COTAS NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRSILEIRAS Tereza Simone Santos de Carvalho *

Ilda Maria Santos Tavares
História, políticas públicas e educação Abrir
AS ESCOLAS E O QUILOMBO -CORES E IDADES DA INFÂNCIA ESCOLARIZADA EM IGUASSÚ (1850-1870) Jordania Rocha Guedes * Historiografia e questões teórico-metodológicas da História da Educação Abrir
AS ILUSTRAÇÕES DOS LIVROS ESPELHO (1928), VIDA NA ROÇA (1932) E ALEGRIA (1937) DO AUTOR THALES CASTANHO DE ANDRADE: UM ESTUDO SOBRE A ESCOLA RURAL DO BRASIL NO SÉCULO XX CLEILA DE FÁTIMA SIQUEIRA STANISLAVSKI * História, práticas escolares e processos educativos Abrir
AS IMPLICAÇÕES DA QUALIFICAÇÃO DE MILITANTES DO MST: O CASO DAS PEDAGOGAS DA TERRA DO ESTADO DE SÃO PAULO Janaína Ribeiro de Rezende *

Luiz Bezerra Neto
História, trabalho e educação Abrir
A SINGULARIDADE DO TRABALHO DOS TÉCNICOS DE PALCO: FORMAS DE INSERÇÃO E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL Maria Aparecida Alves * História, trabalho e educação Abrir
AS METAMORFOSES DO MUNDO SOCIAL DO TRABALHO E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL GIOVANNI ALVES *

Jeinni Kelly Pereira Puziol
História, trabalho e educação Abrir
AS ORIGENS DO ENSINO DE HISTÓRIA NO BRASIL COLONIAL: APRESENTAÇÃO DO "EPITOME CRONOLOGICO, GENEALOGICO E HISTORICO DO PADRE JESUÍTA ANTÓNIO MARIA BONUCCI VANESSA C. M. RUCKSTADTER *

Flávio Massami Martins Ruckstadter
História, biografias e intelectuais da educação Abrir
AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E O CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE CAMPOS: MOMENTOS DA MEMÓRIA DOS ANOS DE 1950 E 1960 Regina Márcia Gomes Crespo*

Liéte Oliveira Accácio
História, políticas públicas e educação Abrir
AS PROPOSIÇÕES DA CEPAL NOS ANOS DE 1990 E A SUA RELAÇÃO COM AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DO ENSINO MÉDIO: O CASO DO BRASIL Claudimara Cassoli Bortoloto Predolim * História, políticas públicas e educação Abrir
AS PROPOSTAS CATÓLICAS E LIBERAIS NA EDUCAÇÂO DO TRIÂNGULO MINEIRO NA PRIMEIRA REPÚBLICA (1892-1955) Pâmela Faria Oliveira *

Carlos Henrique de Carvalho

Wenceslau Gonçalves Neto
História, políticas públicas e educação Abrir
AS REDEFINIÇÕES NA RELAÇÃO PÚBLICO/PRIVADO E AS IMPLICAÇÕES PARA A DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO vera maria peroni * História, políticas públicas e educação Abrir
AS REPRESENTAÇÕES DO PENSAMENTO EDUCACIONAL CATÓLICO: DOM JOSÉ MAURICIO DA ROCHA 1927 - 1968 Airton de Souza Chrispim * História, biografias e intelectuais da educação Abrir
AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E A UTILIZAÇÃO DOS MATERIAIS DIDÁTICOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM Evellyn Ledur da Silva *

Camila Ribeiro Menotti

Estela Maris Giordani
História, práticas escolares e processos educativos Abrir
A TENDÊNCIA TECNICISTA E O ENSINO DE ARTE Cristiane de Campos *

Claudia Maria Pechak Zanlorenzi
História, práticas escolares e processos educativos Abrir
A TEORIA DO CAPITAL HUMANO COMO LEGADO DO SÉCULO XX PARA A POLÍTICA EDUCACIONAL DO SÉCULO XXI Leticia Carneiro Aguiar * História, políticas públicas e educação Abrir
A TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL MARISLEI ZAREMBA MARTINS * História, políticas públicas e educação Abrir
A TRAJETÓRIA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NO AMBIENTE ESCOLAR Cleusy de Fátima Nascimento *

Marisa Schneckenberg
História, práticas escolares e processos educativos Abrir
ATUAÇÃO DE LOURENÇO FILHO NAS POLÍTICAS BRASILEIRAS DE INSTRUÇÃO PRÉ-PRIMÁRIA Mara Cecília Rafael *

Angela Mara de Barros Lara
História, biografias e intelectuais da educação Abrir
AULAS NOTURNAS NA PROVÍNCIA DO PARANÁ (1853 -1889) Vivian Villa *

Maria Elisabeth Blanck Miguel
Historiografia e questões teórico-metodológicas da História da Educação Abrir
A UNIÃO E A POLITICA EDCACIONAL: TENSÕES E AMBIGUIDADES Alzira Batalha Alcantara * História, políticas públicas e educação Abrir
AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA: UMA REFLEXÃO HISTÓRICA DA PRÁTICA Areta Held Previatti * História, políticas públicas e educação Abrir
BREVE HISTÓRICO DA FORMAÇÃO/QUALIFICAÇÃO DO TRABALHADOR NO BRASIL Claudio Pinto Nunes * História, trabalho e educação Abrir
CAMINHOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL: HELENA ANTIPOFF E A PSICOLOGIA APLICADA À EDUCAÇÃO Heulalia Charalo Rafante *

Roseli Esquerdo Lopes
História, biografias e intelectuais da educação Abrir
CAMINHOS E DESCAMINHOS DA PRÁTICA DOCENTE: UMA ANÁLISE DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E DAS DIRETRIZES CURRICULARES DO ESTADO DO PARANÁ Leandro Turmena * História, práticas escolares e processos educativos Abrir
CAPITAL HUMANO E EDUCAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DA UNESCO NO BRASIL Jeinni Kelly Pereira Puziol*

Jani Alves da Silva Moreira
História, políticas públicas e educação Abrir
CAPITALISMO, ACUMULAÇÃO FLEXÍVEL E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: POLIVALÊNCIA OU POLITECNIA? Paulo César de Souza Ignácio * História, trabalho e educação Abrir
CARTAS DE HOMENS: O DISCURSO SOBRE A MASCULINIDADE NA SEÇÃO “DA MULHER PARA A MULHER” NA DÉCADA DE 50 Joana Elisa Röwer *

Carine Martins Godoy Torres Frasson

Cláudia Regina Costa Pacheco

Jorge Luiz da Cunha

JOSIANE CAROLINE MACHADO CARRÉ

Tiago Melgarejo do Amaral Giordani
História, práticas escolares e processos educativos Abrir
CINCINATO BRAGA E A INSTRUÇÃO TÉCNICA NO BRASIL Claudinei Magno Magre Mendes *

Terezinha Oliveira
História, trabalho e educação Abrir
COMO SE FORMA O PROFESSOR? DA MATRIZ EUROPÉIA AO PARECER CNE/CP 28/2001 Vera Luísa Sousa * História, políticas públicas e educação Abrir
CONCEPÇÕES PARTILHADAS: NARRATIVAS E IDEOLOGIAS EM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. Bárbara Martins de Lima Delpretto* História, práticas escolares e processos educativos Abrir
CONCEPÇÃO POLÍTICA E HISTÓRICA DA FORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: DA ORIGEM AOS DIAS ATUAIS Armindo Quillici Neto* História, idéias pedagógicas, currículo e avaliação Abrir
CONFERENCIAS PEDAGOGICAS NA PROVÍNCIA DE PERNAMBUCO (1855 – 1879) Margarete Maria Silva * História, práticas escolares e processos educativos Abrir
CONSIDERAÇÕES ACERCA DA IMPRENSA E DE SUA UTILIZAÇÃO COMO FONTE DE PESQUISA PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO Cristiane Silva Mélo *

Maria Cristina Gomes Machado

Simone Burioli Ivashita
Historiografia e questões teórico-metodológicas da História da Educação Abrir
CONSIDERAÇÕES ACERCA DA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL NO SÉCULO XIX Perolina Souza Teles * História, políticas públicas e educação Abrir
CONSIDERAÇÕES SOBRE AS DIFERENTES FORMAS DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO Ubiratan Augusto Domingues Batista *

Michelle Fernandes Lima
História, trabalho e educação Abrir
CONSTITUIÇÃO HISTÓRICA DE UM CAMPO TEÓRICO: DA ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR À GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA Neila Pedrotti Drabach *

Maria Elizabete Londero Mousquer
História, políticas públicas e educação Abrir
CONSTRUINDO PRÁTICAS E OLHARES PARA A COMPREENSÃO DA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA GUATÓ . Margareth Araújo e Silva *

Jorge Eremites Oliveira
História, práticas escolares e processos educativos Abrir
CONTRIBUIÇÕES DE TOMÁS DE AQUINO PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: INTERRELAÇÕES ENTRE ÉTICA E EDUCAÇÃO Tatyana Murer Cavalcante *

Terezinha Oliveira
História, biografias e intelectuais da educação Abrir
CONTRIBUIÇÕES DOS MOVIMENTOS SOCIAIS NA DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: A LUTA DO MST PELO ACESSO A EDUCAÇÃO. Rodolfo de Jesus Chaves * História, trabalho e educação Abrir
CRECHE: DE SERVIÇO ASSISTENCIAL A INSTITUIÇÃO DE ENSINO Suellen Irene Pereira Pierri * História, políticas públicas e educação Abrir
CRIANÇAS NEGRAS NA INSTRUÇÃO PRIMÁRIA EM MATO GROSSO NA DÉCADA DE 1890 Mary Diana da Silva Miranda*

Carla Patrícia Marques de Souza

PAULO SÉRGIO DUTRA
História, trabalho e educação Abrir
DANÇA, CULTURA E EDUCAÇÃO:EM DEFESA DA ALEGRIA NA ESCOLA Regiane Ávila * História, práticas escolares e processos educativos Abrir
DA PRÁTICA DO ENSINO À PRÁTICA DE ENSINO: OS SENTIDOS DA PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL DO SÉCULO XIX. SHIRLEI TEREZINHA ROMAN GUEDES *

Analete Regina Schelbauer
História, idéias pedagógicas, currículo e avaliação Abrir
DAS ARENGAS AO VERDADEIRO MÉTODO: A POLÍTICA EDUCACIONAL POMBALINA (1750/1777) Maria de Fátima Rodrigues Pereira *

Elza Margarida de Mendonça Peixoto
História, políticas públicas e educação Abrir
DESENHO LINEAR: SABER E DIDÁTICA PARA ESCOLAS DE ENSINO MÚTUO FRANCO-LUSO-BRASILEIRAS Gláucia Maria Costa Trinchão* História, práticas escolares e processos educativos Abrir
DESSERIAR O ENSINO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DE UMA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR POR TEMA GERADOR NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO Delma Marcelo dos Santos * História, idéias pedagógicas, currículo e avaliação Abrir
DE UMA ESCOLA ESTRATÉGICA, UMA GUERRA TÁTICA: OS MOVIMENTOS DE RECONVERSÃO DA ELITE PAULISTANA A PARTIR DA FAC. DE DIREITO DE 1932 A 1937 Arnaldo Romero * História, trabalho e educação Abrir
DISCURSO EUGENISTA E REGULAÇÃO DA INFÂNCIA: NOTAS SOBRE A PRODUÇÃO DO DISCURSO DO FRACASSO ESCOLAR Maria Socorro Nóbrega Queiroga* História, práticas escolares e processos educativos Abrir
DISCURSO HIGIÊNICO NA FORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO IMPERIAL: COLÉGIO PEDRO II (1829-1850) Carolina Fuzaro Bercho * História, práticas escolares e processos educativos Abrir
DO IDEAL NORTE-AMERICANO DE DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA ATÉ A “ESCOLA PARA TODOS” DE ANÍSIO TEIXEIRA André Luiz da Motta Silva *

Silvia Helena Andrade Brito
História, biografias e intelectuais da educação Abrir
DO LIBERALISMO CLÁSSICO AO LIBERALISMO PEDAGÓGICO CONTEMPORÂNEO: UMA ANÁLISE DO FUNDAMENTO HISTÓRICO E SEU ALCANCE EDUCACIONAL. Paulo Emílio Assis Santana* História, biografias e intelectuais da educação Abrir
DO PASSADO AO PRESENTE: A HISTORICIDADE DA RELAÇÃO ESCOLA-LEITURA Kelly Cristina Costa Martins * História, práticas escolares e processos educativos Abrir
DOS EXERCÍCIOS DEVOTOS AOS EXERCÍCIOS DE AGULHA: UMA ANÁLISE DO CURRÍCULO DAS MENINAS DESVALIDAS DO EDUCANDÁRIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE, 1925-1930. ALEXANDRE RIBEIRO NETO * História, idéias pedagógicas, currículo e avaliação Abrir
DUALIDADE DO ENSINO SECUNDÁRIO: A POSTURA ASSUMIDA PELO “GINÁSIO DE CONQUISTA” Edileusa Santos Oliveira *

Ana Elizabeth Santos Alves
História, trabalho e educação Abrir
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL: UMA ANÁLISE HISTÓRICA DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS Danielle Xabregas Pamplona Nogueira *

Raquel de Almeida Moraes Raquel
História, políticas públicas e educação Abrir
EDUCAÇÃO COMO MISSÃO? FRANCISCANAS DE UMA ORDEM ALEMÃ NO BRASIL (1937-1961) Antoniette Camargo de Oliveira *

Wenceslau Gonçalves Neto
História, idéias pedagógicas, currículo e avaliação Abrir
EDUCAÇÃO E CIDADANIA:LIMITES, DESAFIOS E POSSIBILIDADES Daliana Löffler *

Juliana Goelzer
História, práticas escolares e processos educativos Abrir
EDUCAÇÃO E CULTURA POPULAR NA PRIMEIRA METADE DA DÉCADA DE 1960: OS CENTROS POPULARES DE CULTURA E O MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO DE BASE Jeferson Anibal Gonzalez * Historiografia e questões teórico-metodológicas da História da Educação Abrir
EDUCAÇÃO E EDUCADORAS NA PARAÍBA DO SÉCULO XX: PRÁTICAS, LEITURAS E REPRESENTAÇÕES Viviane Freitas Silva *

Charliton José Santos Machado

Márcia Cristiane Mendes

Maria Lúcia Silva Nunes
História, biografias e intelectuais da educação Abrir
EDUCAÇÃO E MÍDIA : PROCESSO DE ENSINAR E DE APRENDER NA CONTEMPORANEIDADE Angélica Lima Piai * História, práticas escolares e processos educativos Abrir
EDUCAÇÃO E PROGRESSO: O IMAGINÁRIO SOCIAL UBERABINHENSE NA PRIMEIRA REPÚBLICA Luciana Araujo Valle de Resende *

Wenceslau Gonçalves Neto
História, práticas escolares e processos educativos Abrir
EDUCAÇÃO E RELIGIÃO NA OBRA “ARTE DE CRIAR BEM OS FILHOS NA IDADE DA PUERÍCIA”, DE ALEXANDRE DE GUSMÃO, DE 1685 Vanessa Freitag de Araújo*

Cézar de Alencar Arnaut de Toledo
História, biografias e intelectuais da educação Abrir
EDUCAÇÃO E TRABALHO NA SOCIOEDUCAÇÃO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS VANIA CRISTINA PAULUK DE JESUS * História, trabalho e educação Abrir
EDUCAÇÃO E TRABALHO: PESPECTIVA DA UNESCO PARA O DESENVOLVIMENTO Eliana Claudia Koepsel * História, políticas públicas e educação Abrir
EDUCAÇÃO GERAL: POSSIBILIDADES CURRICULARES NA HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE BRASILEIRA CARMEN CÉLIA BARRADAS CORREIA BASTOS* História, idéias pedagógicas, currículo e avaliação Abrir
EDUCAÇÃO, IMPERIALISMO E MODO DE PRODUÇÃO DA EXISTÊNCIA Francisco Máuri de Cafvalho Freitas Máuri* História, trabalho e educação Abrir
EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E INTERCULTURALIDADE: INTERFACES DA CULTURA SURDA Márcia Cristina Amaral Silva* História, políticas públicas e educação Abrir
EDUCAÇÃO INFANTILNO BRASIL: UM PERCURSO HISTÓRICO ENTRE AS IDÉIAS E AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A INFÂNCIA Danielle Marafon * História, políticas públicas e educação Abrir
EDUCAÇÃO INTEGRAL E POLÍTICA SOCIAL: ESBOÇO DE UM PROBLEMA A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DOS CIEPS Paulo Sérgio Ribeiro da Silva Júnior*

Adelia Maria Miglievich Ribeiro
História, políticas públicas e educação Abrir
EDUCAÇÃO NEOLIBERAL E SUAS IMPLICAÇÕES FORMATIVAS NA ERA DA GLOBALIZAÇÃO Ilma de Andrade Barleta *

Oto João Petry

História, trabalho e educação Abrir
EDUCAÇÃO NO BRASIL COLONIAL: APONTAMENTOS BÁSICOS Ana Palmira Bittencourt Santos Casimiro* História, idéias pedagógicas, currículo e avaliação Abrir
EDUCAÇÃO POLÍTICA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A HISTÓRIA EDUCACIONAL PARAIBANA NOS PRIMEIROS ANOS DE 1960. Dianatijacy Santos Farias *

Afonso Celso Scocuglia
História, políticas públicas e educação Abrir
EDUCAÇÃO, PROGRESSO E TRABALHO: O PAPEL DAS ESCOLAS PROFISSIONALIZANTES EM MINAS GERAIS Renata fernandes Maia de Andrade*

Michelle Pereira da Silva Ros
História, trabalho e educação Abrir
ENFOQUES TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA DAS PRODUÇÕES DA ANPED 2007 Sinara Pollom Zardo * Historiografia e questões teórico-metodológicas da História da Educação Abrir
ENSINO DAS ARTES E A ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: DO BRASIL COLÔNIA AOS DIAS ATUAIS. Leila Adriana Baptaglin * História, políticas públicas e educação Abrir
ENSINO JURÍDICO E EXAME DE ORDEM: HISTÓRIA, DILEMAS E DESAFIOS Rita Cássia Fagundes * História, trabalho e educação Abrir
ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: DO ELITISMO COLONIAL AO AUTORITARISMO MILITAR André Lins de Melo * História, políticas públicas e educação Abrir
ENSINO SUPERIOR NO PARANÁ: A MEMÓRIA DA REGIÃO SUDOESTE Teresa Jussara Luporini * História, políticas públicas e educação Abrir
ENSINO TÉCNICO: DESDE O PERÍODO COLONIAL À ERA NEOLIBERAL Daniela Dantas Ribeiro Simões*

Maria Eugênia Castanho
História, trabalho e educação Abrir
ENTRE LIVROS DESAPARECIDOS, PRÉDIOS DEMOLIDOS E ÁRVORES QUE NÃO SE CORTAM: INSTITUCIONALIZAÇÃO DA VIDA RELIGIOSA FEMININA NAS CONSTITUIÇÕES DAS PROVÍNCIAS ECLESIÁSTICAS DO SUL DO BRASIL DE 1915 Paulo de Tarso Gomes * História, práticas escolares e processos educativos Abrir
ENTRE O PASSADO E O PRESENTE: IMPACTOS SÓCIO-ECONÔMICOS, AMBIENTAIS E EDUCACIONAIS DAS FÁBRICAS DE PAPEL E CELULOSE EM TRÊS LAGOAS/MS Regiane Aparecida Costa Andrade * História, trabalho e educação Abrir
ESCOLA ESTADUAL AGROTECNICA AFONSO DE QUEIROZ (1985-1996): REMINISCENCIAS DAS POLITICAS EDUCACIONAIS DA DITADURA MILITAR EM PATOS DE MINAS Thaís Azevedo Alves* História, trabalho e educação Abrir
ESCOLA NOVA, IGREJA CATÓLICA E ENSINO DE LITERATURA FRENTE À “PERVERSIDADE” DE AUTORES FRANCESES Maria Lucia Amorim Soares *

Eliete Jussara Nogueira

LEANDRO PETARNELLA
História, idéias pedagógicas, currículo e avaliação Abrir
ESCOLAS MULTISSERIADAS: DADOS PRELIMINARES Maria Angelica Cardoso *

Mara Regina Martins Jacomeli
Historiografia e questões teórico-metodológicas da História da Educação Abrir
ESCOLAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PARAHYBA DO NORTE: A DISCIPLINA PEDAGOGIA E O ENSINO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO Antonio Carlos Ferreira Pinheiro* História, idéias pedagógicas, currículo e avaliação Abrir
ESCOLAS RURAIS: SABERES E PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO (1931-1961) Andreia Demetrio Jorge Moraes*

Sônia Maria Santos
História, práticas escolares e processos educativos Abrir
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL PAULINO BOTELHO (1980 - 1996):PESQUISANDO A TRAJETÓRIA DOS ALUNOS. Patrícia Polizel Culhari * Historiografia e questões teórico-metodológicas da História da Educação Abrir
ESPORTE E ESPETÁCULO NA MODERNIDADE ARACAJUANA: OS CLUBES ESPORTIVOS COMO INSTITUIÇÕES EDUCATIVAS (1909-1918) Hamilcar Silveira Dantas Junior* História, práticas escolares e processos educativos Abrir
ESTADO E CLASSES SOCIAIS: AS DISPUTAS EM TORNO DA POLÍTICA PARA O ENSINO SUPERIOR NO GOVERNO LULA (2002-2007) Patrícia Vieira Trópia * História, políticas públicas e educação Abrir
ESTADO E SINDICATOS NAS POLÍTICAS DE PROFISSIONALIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO (1931-1946) AMÁLIA CRISTINA DIAS * História, políticas públicas e educação Abrir
ESTRATÉGIAS DA EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL: UMA BREVE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO AFRICANA E SUAS RAMIFICAÇÕES NO BRASIL DO SÉCULO XVIII. Lidiane Mariana da Silva Gomes* História, trabalho e educação Abrir
EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO: REGULAÇÃO DA QUALIDADE OU NOVO VESTIBULAR? Érica Renata Clemente Rodrigues*

Ailla Kartienne Lima Morais

Erika Silva de Lima

Jean Mac Cole Tavares Santos
História, políticas públicas e educação Abrir
EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS LIBERTÁRIAS NO BRASIL: AUTONOMIA, SOLIDARIEDADE E LIBERDADE - INGREDIENTES PARA UMA AÇÃO EDUCATIVA EFICAZ. Andréa Villela Mafra da Silva * História, práticas escolares e processos educativos Abrir
FEMINIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO: ALGUMAS QUESTÕES Edson Caetano *

Camila Emanuella Neves
História, trabalho e educação Abrir
FLORESTAN FERNANDES E A PEDAGOGIA NOVA NORTE-AMERICANA: CONTEXTO E ALGUNS ASPECTOS DO DEBATE COM A PRODUÇÃO DE KILPATRICK Gilcilene Oliveira Damasceno Barão * História, biografias e intelectuais da educação Abrir
FLORESTAN FERNANDES E O LEGADO DE UMA PRÁXIS CRÍTICO-TRANSFORMADORA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Carlos Bauer Souza * História, biografias e intelectuais da educação Abrir
FONTES ESCOLARES: ARQUIVOS DOS COLÉGIOS AGRÍCOLAS DE PONTA GROSSA E CASTRO – PARANÁ.1935 - 2008. Cirlei Francisca Gomes Carneiro *

Anna Carolina Torezani Ronda
História, políticas públicas e educação Abrir
FONTES PARA ESTUDOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NA REGIÃO DO VALE DO GUAPORÉ/RO Anselmo Alencar Colares *

Maria Lília Imbiriba Sousa Colares
Historiografia e questões teórico-metodológicas da História da Educação Abrir
FONTES PARA HISTÓRIA EDUCACIONAL DA CIDADE DO CRATO – CE Juscelândia Machado Vasconcelos *

Zuleide Fernandes de Queiroz
História, trabalho e educação Abrir
FORMAÇÃO DE GESTORES EDUCACIONAIS E ESCOLARES DA REDE PÚBLICA DE SÃO PAULO AO LONGO DA REPÚBLICA: PERFIS INSTITUCIONAIS, PROPOSTAS RESISTENTES E NECESSIDADES SOCIAIS Rosângela Ap. Ferini Vargas Chede * História, políticas públicas e educação Abrir
FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM DESAFIO PARA AS POLÍTICAS MUNICIPAIS Lucyelle Cristina Pasqualotto * História, políticas públicas e educação Abrir
FORMAÇÃO DOCENTE E AS PRÁTICAS DISCIPLINARES EMPREGADAS NO COTIDIANO DAS AULAS NA INSTRUÇÃO NA PARAHYBA DO NORTE (1822 – 1864) Cláudia Engler Cury *

Itacyara Viana Miranda

Mariana Marques Teixeira
História, práticas escolares e processos educativos Abrir
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM MATO GROSSO DO SUL, HISTÓRIA DA IMPLANTAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA E OS REFLEXOS DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS – A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO (1962 -2004). Marilda Bonini Vargas *

Margarita Victoria Rodríguez
História, políticas públicas e educação Abrir
FORMAÇÃO PROFISSIONAL FEMININA EM UMA NOVA CONFIGURAÇÃO ÉTICO-SOCIAL EM CAMPINA GRANDE-PB (1960-1970)FORMAÇÃO PROFISSIONAL FEMININA EM UMA NOVA CONFIGURAÇÃO ÉTICO-SOCIAL EM CAMPINA GRANDE-PB (1960-1970) Jussara Natália Moreira Bélens*

Charliton José Santos Machado
História, trabalho e educação Abrir
FRANCISCO FERRER Y GUARDIA: A EDUCAÇÃO ANARQUISTA. Aracely Mehl Gonçalves * História, biografias e intelectuais da educação Abrir
FUNÇÃO SOCIAL DA EDUCAÇÃO PARA PAULO FREIRE (1959-1964) Ana Paula Salvador Werri* História, biografias e intelectuais da educação Abrir
FUNDO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: HISTÓRIA, MOBILIZAÇÃO E EXPECTATIVAS. Jean Mac Cole Tavares Santos* História, políticas públicas e educação Abrir
GESTÃO HETERÔNOMA E TRABALHO DOCENTE Eduardo Pinto e Silva * História, trabalho e educação Abrir
GIOCONDA MUSSOLINI, ALUNA E PROFESSORA EM SÃO PAULO (1920-1945). Andrea Ciacchi * História, biografias e intelectuais da educação Abrir
GLOBALIZAÇÃO, ESTADO E GESTÃO EDUCACIONAL NO BRASIL Jani Alves da Silva Moreira *

Angela Mara de Barros Lara
História, políticas públicas e educação Abrir
GRUPO ESCOLAR EPITÁCIO PESSOA: BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE A SUA HISTÓRIA. Bruna Maria Morais de Paiva*

Rosângela Chrystina Fontes de Lima
História, práticas escolares e processos educativos Abrir
GRUPOS ESCOLARES NA PARAÍBA: REGULAMENTAÇÃO E INDUÇÃO PARA A MODERNIZAÇÃO ESCOLAR Vívia de Melo Silva * História, políticas públicas e educação Abrir
GRUPOS ESCOLARES NO INTERIOR DO HISTEDBR: UM MAPEAMENTO DAS PESQUISAS DESENVOLVIDAS E PUBLICADAS NOS SEUS EVENTOS Alessandra de Sousa dos Santos *

Mara Regina Martins Jacomeli
Historiografia e questões teórico-metodológicas da História da Educação Abrir
GUIA DE FONTES SOBRE O ENSINO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE BELÉM DO PARA, NO SÉCULO XX Maria José Aviz Rosário *

Clarice Nascimento Melo

Maria Fátima Matos Sousa
História, políticas públicas e educação Abrir
HISTÓRA DA EDUCAÇÃO: O TEMA DA ESCOLA PÚBLICA NO MANIFESTO DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO NOVA João Carlos da Silva Silva* Historiografia e questões teórico-metodológicas da História da Educação Abrir
HISTÓRIA DA CRIANÇA NA BAHIA DURANTE O IMPÉRIO: APONTAMENTOS SOBRE O PAPEL DAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL Isabel Cristina de Jesus Brandão * Historiografia e questões teórico-metodológicas da História da Educação Abrir
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO AGRÍCOLA PAULISTA: OS PROJETOS PRIVADO E ESTATAL PARA A ESCOLA PRÁTICA DE AGRICULTURA DE PIRACICABA (ESALQ/USP), 1891 A 1910. Rodrigo Sarruge Molina * História, políticas públicas e educação Abrir
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM CONCÓRDIA: A ESCOLA DE EDUCAÇAO BÁSICA PROFESSOR MANSUETO BOFF (1962-2008) Solange Aparecida Zotti *

Maria Graça Sais Borges Schumacher
História, práticas escolares e processos educativos Abrir
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO AMAZONAS: INTELECTUAIS, EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO NO DO GOVERNO ARTUR REIS – 1964 A 1967. juçara lobato silva da* História, biografias e intelectuais da educação Abrir
HISTÓRIA DA PSICOLOGIA: INFLUÊNCIAS DO ESCOLANOVISMO NO CONTEXTO EDUCACIONAL EM GOIÁS Anderson Brito Rodrigues * Historiografia e questões teórico-metodológicas da História da Educação Abrir
HISTÓRIA DAS RELAÇÕES DE GÊNERO E RELIGIOSIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR ATUAL:CONFLITOS EREPERCUSSÕES DOS PROCESSOS EDUCATIVOS DAS MULHERES DA CONGREGAÇÃO CRISTÃO DO BRASIL Arilda Ines Miranda Ribeiro*

Iranilde Ferreira Miguel
História, práticas escolares e processos educativos Abrir
HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO: A MESORREGIÃO OESTE DO ESTADO DO PARANÁ. Denise Kloeckner Sbardelotto * Historiografia e questões teórico-metodológicas da História da Educação Abrir
HISTÓRIA E MEMÓRIA LOCAL: A CARTILHA CAMINHO SUAVE – 1960 A 1970. Michelle Castro Lima *

Sônia Maria Santos
História, práticas escolares e processos educativos Abrir
HISTÓRIA, POLÍTICAS E EDUCAÇÃO: OS CENTROS COMUNITÁRIOS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CURITIBA NO PERÍODO 1963-1974 Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira *

Maria Elisabeth Blanck Miguel
História, políticas públicas e educação Abrir
HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DE EX-ALUNAS DO COLÉGIO NOSSA SENHORA DAS NEVES: DA TRAJETÓRIA INICIAL DO PRIMÁRIO À CONCLUSÃO DO CURSO DO PEDAGÓGICO EM 1970 Tatiana de Medeiros Santos *

Charliton José Santos Machado
História, práticas escolares e processos educativos Abrir
HISTÓRIA, TRABALHO E EDUCAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE A INDÚSTRIA DE CERÂMICA EM MONTE CARMELO - MG ( 1980-2008) Cláudia Aparecida Moraes Mariano *

Carlos Alberto Lucena
História, trabalho e educação Abrir
HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA COLONIAL JESUÍTICA Sônia Maria Fonseca * Historiografia e questões teórico-metodológicas da História da Educação Abrir
IDEÁRIO EDUCATIVO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES Fabiane Lopes Oliveira *

Rosa Lydia Teixeira Corrêa
História, idéias pedagógicas, currículo e avaliação Abrir
IDEÁRIO REPUBLICANO NOS CAMPOS GERAIS: A CRIAÇÃO DO GRUPO ESCOLAR JESUÍNO MARCONDES (1907) Lucia Mara de Lima Padilha *

Maria Isabel Moura Nascimento
Historiografia e questões teórico-metodológicas da História da Educação Abrir
IDEOLOGIA NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA: UM DIÁLOGO INICIAL Adriene Santanna Adriene* História, práticas escolares e processos educativos Abrir
IMPRENSA E EDUCAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE O PENSAMENTO EDUCACIONAL UBERLANDENSE ATRAVÉS DO JORNAL “A TRIBUNA” (1930 – 1942) Maria Lurdes Lucena * História, práticas escolares e processos educativos Abrir
INFÂNCIA: DISCUTINDO O TERMO PELO VIÉS DA HISTÓRIA Jeane Da Aparecida Biranoski Küller *

Claudia Maria Pechak Zanlorenzi
História, práticas escolares e processos educativos Abrir
INFÂNCIA E EDUCAÇÃO, NA TEORIA EDUCACIONAL DE JOHN DEWEY - UMA ANÁLISE DA DIFUSÃO DE SUAS OBRAS NO BRASIL APÓS O MANIFESTO DOS PIONEIROS DA ESCOLA NOVA (1932 - 1964) Michele Varotto *

ALESSANDRA ARCE
História, biografias e intelectuais da educação Abrir
INFÂNCIA, JOGOS E BRINCADEIRAS NA HISTÓRIA: PROBLEMATIZANDO COMPREENSÕES E ASSOCIAÇÕES Aliandra Cristina Mesomo Lira * História, práticas escolares e processos educativos Abrir
INFORMÁTICA EDUCATIVA E GESTÃO DEMOCRÁTICA – UMA HISTÓRIA DE INCONGRUÊNCIAS Romes Heriberto Pires Araújo *

Raquel de Almeida Moraes Raquel
História, políticas públicas e educação Abrir
INITIATIVES DE RÉÉDUCATION DE L’ENFANCE EN DIFFICULTÉ : ANALYSE SOCIO-HISTORIQUE DE LA SITUATION À LA MARTINIQUE (1850-1970) Fernand Sainte-Rose * História, políticas públicas e educação Abrir
INSTRUÇÃO PÚBLICA PAULISTA NA PRIMEIRA REPÚBLICA: A TENTATIVA DE SUPERAÇÃO DAS PRÁTICAS PATRIMONIALISTAS NO PROCESSO DE RACIONALIZAÇÃO DO SISTEMA DE ENSINO. Beatriz Alves de Oliveira *

Sandra Aparecida Riscal
História, políticas públicas e educação Abrir
INSTRUMENTOS DO TRABALHO DIDÁTICO E RELAÇÃO EDUCATIVA NO CURSO NORMAL SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS 1936-1971 Sandino Hoff *

Armindo José Longhi

Leandro Schiessl

Maria Angelica Cardoso
História, práticas escolares e processos educativos Abrir
INTERFACE ENTRE CINEMA E CURRÍCULO DE HISTÓRIA Celso Luiz Junior*

Teresa Kazuko Teruya
História, idéias pedagógicas, currículo e avaliação Abrir
JOHANN HEINRICH PESTALOZZI (1746-1827): “CARTAS SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL” Angela Mara de Barros Lara * História, biografias e intelectuais da educação Abrir
JOHN DEWEY E A EDUCAÇAO BRASILEIRA: UMA TRAJETÓRIA DAS IDÉIAS PEDAGÓGICAS NO BRASIL Rodrigo Augusto De Souza *

Telma Adriana Pacífico Martineli
História, biografias e intelectuais da educação Abrir
JORNAL O GERMINAL : UM OLHAR SOBRE AS INICIATIVAS DE PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA E PRIMÁRIA EM MARIANA (1901-1930) Lívia Carolina Vieira *

Marcus Fernandes Marcusso

Rosana Areal Carvalho
História, práticas escolares e processos educativos Abrir
JOSÉ DE SIQUEIRA MENESES, UM GOVERNO E SUAS REALIZAÇÕES NA INSTRUÇÃO PÚBLICA EM SERGIPE (1911-1914) José Tarcísio Grunennvaldt *

Ana C.R.Grunennvaldt
História, biografias e intelectuais da educação Abrir
JOVENS NEGROS E ESCOLAS: INSTRUÇÃO E EDUCAÇÃO PÚBLICAS EM CUIABÁ (1890) Carla Patrícia Marques de Souza*

Mary Diana da Silva Miranda

PAULO SÉRGIO DUTRA
História, trabalho e educação Abrir
JUVENTUDE EM SITUAÇÃO DE RUA E POLÍTICAS PÚBLICAS: DIREITO À EDUCAÇÃO E INSERÇÃO SOCIAL Ana Paula Serrata Malfitano * História, políticas públicas e educação Abrir
JUVENTUDE UNIVERSITÁRIA CATÓLICA: FIGURAÇÕES E CONFIGURAÇÕES DA IDENTIDADE ENTRE AÇÃO RELIGIOSA E LUTA ARMADA Maria Fátima Di Gregorio * História, políticas públicas e educação Abrir
LA ESCUELA MODERNA DE BARCELONA: EXPERIÊNCIA ESPANHOLA EM EDUCAÇÃO LIBERTÁRIA Juliana Guedes dos Santos Marconi *

Luiz Bezerra Neto
Historiografia e questões teórico-metodológicas da História da Educação Abrir
LEVANTAMENTO DE FONTES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM IRATI. Claudia Maria Pechak Zanlorenzi * Historiografia e questões teórico-metodológicas da História da Educação Abrir
LIVRO DIDÁTICO: UM OLHAR NAS ENTRELINHAS DA SUA HISTÓRIA Catiane Colaço de Bairro *

Claudia Maria Pechak Zanlorenzi
História, práticas escolares e processos educativos Abrir
LUKÁCS E SAVIANI: A ONTOLOGIA DO SER SOCIAL E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA Newton Duarte * História, trabalho e educação Abrir
LUTA DE CLASSES, IDEOLOGIA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL, ANOS 30 E 40: ANÁLISE DO PROJETO INDUSTRIAL BURGUÊS A PARTIR DO IDORT Eraldo Leme Batista * História, trabalho e educação Abrir
MANUAIS DIDÁTICOS DE ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA NA MODERNIDADE: GÊNESE E DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO Ana Aparecida Arguelho de Souza * História, práticas escolares e processos educativos Abrir
MEMÓRIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM GOIÁS Jaqueline Veloso Portela Araújo * Historiografia e questões teórico-metodológicas da História da Educação Abrir
MEMÓRIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR PÚBLICA NA “NORMAL DE CAMPINAS/SP” Leny Cristina Soares Soares Azevedo * História, práticas escolares e processos educativos Abrir
MEMÓRIAS DE PAULO FREIRE: A SÍNTESE DO MENINO E DO HOMEM NO INTELECTUAL Franciele Clara Peloso * História, biografias e intelectuais da educação Abrir
METODOLOGIAS DA HISTÓRIA E EDUCAÇÃO – QUESTÕES PERTINENTES À CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA UTOPIA HISTÓRICA: APONTAMENTOS. Guilherme Pontieri Lima * Historiografia e questões teórico-metodológicas da História da Educação Abrir
MILITARISMO E EDUCAÇÃO POLITIZADA: ARBÍTRIO, REPRESSÃO JUDICIAL E LEGALIZAÇÃO DA DITADURA Afonso Celso Scocuglia * História, práticas escolares e processos educativos Abrir
MILTON SANTOS E A EDUCAÇÃO Renata Lopes da Silva *

Maria Isabel Moura Nascimento
História, biografias e intelectuais da educação Abrir
MINAS GERAIS RUMO AO PROGRESSO: AS CONTRIBUIÇÕES DA ESCOLA SUPERIOR AGRÍCOLA DE LAVRAS - ESAL Michelle Pereira da Silva Ros * História, trabalho e educação Abrir
MODERNIZAÇÃO E EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA AOS ‘OLHOS’ DA IMPRENSA DE ITUIUTABA (1950-1970) Sauloéber Tarsio de Souza *

Isaura Melo Franco
História, políticas públicas e educação Abrir
MULHERES BRASILEIRAS NOS CAMINHOS DE SUA HISTÓRIA: ANÁLISE DE IMPRESSOS ESCRITOS DA REVISTA “O CRUZEIRO” – VESTÍGIOS DE SUA REPRESENTAÇÃO Luana Dettmer Cabreira *

Carine Martins Godoy Torres Frasson

CINARA DALLA COSTA VELASQUEZ

Gabriel Belinazo

Jorge Luiz da Cunha

Líndice Martins da Rocha
História, trabalho e educação Abrir
MUSEU PEDAGÓGICO: UMA INTERLOCUÇÃO COM A ESCOLA Luci Mara Bertoni *

Juarez dos Santos Pita Junior

Lívia Diana Rocha Magalhães

Luciana Canario Mendes

Paulo Mauricio Oliveira Correia

Polliana Moreno dos Santos
História, práticas escolares e processos educativos Abrir
NAÇÃO E IDENTIDADE NACIONAL NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA: A ABORDAGEM DE BORGES DOS REIS NA BAHIA REPUBLICANA Maria Cristina Dantas Pina * História, biografias e intelectuais da educação Abrir
NACIONALISMO E FORMAÇÃO DOCENTE: A REVISTA DE EDUCAÇÃO (1921-1923) E A COLEÇÃO ATUALIDADES PEDAGÓGICAS (1931-1945) Leila Maria Inoue * História, práticas escolares e processos educativos Abrir
NÃO FAZEM MAL AS MUSAS AOS...ALFAIATES - PROFESSORES INTELECTUAIS E POLÍTICOS EM VITÓRIA DA CONQUISTA – BA: O CASO DE LAUDIONOR DE ANDRADE BRASIL Daniela Moura Rocha de Souza *

Ana Palmira Bittencourt Santos Casimiro

Lívia Diana Rocha Magalhães
História, biografias e intelectuais da educação Abrir
NEOLIBERALISMO E A EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL Michelle Fernandes Lima * História, políticas públicas e educação Abrir
NEOLIBERALISMO E EDUCAÇÃO - LÓGICAS E CONTRADIÇÕES Claudia Carvalho Cosmo *

Silvia Aparecida de Sousa Fernandes
História, políticas públicas e educação Abrir
NOTAS INTRODUTÓRIAS PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA COMPREENSÃO CRÍTICA DA PRÁTICA INCLUSIVA ATUAL Rita Filomena Andrade Januário Bet *

Ataíde Maria da Silva Nascimento
História, práticas escolares e processos educativos Abrir
NOTA SOBRE AS POLÍTICAS EM PROL DO ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR Delton Aparecido Felipe *

Teresa Kazuko Teruya
História, políticas públicas e educação Abrir
NOVAS POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAS: O JOGO AFRICANO MANCALA Maria Cecília Paula Silva*

Elizabeth Jesus Silva
História, práticas escolares e processos educativos Abrir
NUPES: TENDÊNCIAS DA POLÍTICA PARA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL Fabíola Bouth Grello Kato* História, políticas públicas e educação Abrir
O ATENDIMENTO À INFÂNCIA NA REGIÃO DE GUARAPUAVA: DADOS COMPARATIVOS DE 1988 A 2008 Clarice Schneider Linhares* História, políticas públicas e educação Abrir
O ATENDIMENTO ESCOLAR À INFÂNCIA BRASILEIRA: ELEMENTOS DE UMA HISTÓRIA Nina Rosa Teixeira Oliveira *

CRISTIANE DA C. GOMES DE ALMEIDA

MARIA COUTO CUNHA

ROSEMEIRE BARAÚNA MEIRA DE ARAÚJO
História, políticas públicas e educação Abrir
O CANTO DISCIPLINARIZADOR DAS ESCOLAS PRIMÁRIAS NO DISTRITO FEDERAL NA PRIMEIRA REPÚBLICA Andréa Aceti Gurgel *

Dayse Martins Hora
História, idéias pedagógicas, currículo e avaliação Abrir
O CAPITAL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRIMÁRIOS: O ONTEM E O HOJE EM ANÁLISE Sueli Menezes Pereira * História, políticas públicas e educação Abrir
O CONSELHO TUTELAR: UMA ANÁLISE HISTÓRICA Franciane Fernandes Muchinski *

Michelle Fernandes Lima
História, políticas públicas e educação Abrir
O "CUIDADO" QUE DESAFIA: A EDUCAÇÃO INFANTIL COMO SEGMENTO EDUCACIONAL Ana Paula Tatagiba * História, práticas escolares e processos educativos Abrir
O CURRÍCULO DA PEDAGOGIA LIBERTÁRIA: ARTICULAÇÃO ENTRE O FORMAL E O NÃO-FORMAL Fernanda Mattos Carpinteiro dos Santos* História, idéias pedagógicas, currículo e avaliação Abrir
O CURRÍCULO DE HISTÓRIA, OS CADERNOS ESCOLARES E A SALA DE AULA DA ESCOLA PÚBLICA Thelma de Oliveira * História, idéias pedagógicas, currículo e avaliação Abrir
O CURSO DE PEDAGOGIA DA FE/UNICAMP: AS REFORMULAÇÕES CURRICULARES EM QUESTÃO (1974-1998) Luciana Cristina Salvatti Coutinho * História, idéias pedagógicas, currículo e avaliação Abrir
O CURSO PRACTICO DE PEDAGOGIA DE MR. DALIGUALT: NO CONTEXTO DA PEDAGOGIA NO SÉCULO XIX. Marlete Dos Anjos Silva Schaffrath * História, práticas escolares e processos educativos Abrir
O DESAFIO DA REALIZAÇÃO DO PROEJA EM GOIÁS Camila Aparecida Campos * História, trabalho e educação Abrir
O DIREITO À EDUCAÇÃO NA ASSEMBLÉIA CONSTITUINTE DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL DE 1989. Larissa WayhsTrein Montiel *

Nilce Aparecida da S. F. Fedatto
História, políticas públicas e educação Abrir
O DISCURSO IDEOLÓGICO PRESENTE NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DO CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR DA UNESP/ARARAQUARA – CUCA. Fernanda Furtado Camargo * História, políticas públicas e educação Abrir
O DISCURSO MÉDICO NO INTERIOR DO MOVIMENTO ESCOLA NOVA: DISCUSSÕES TEÓRICAS E APLICAÇÕES PRÁTICAS (RIO DE JANEIRO 1930-1940). Ronaldo Aurélio Gimenes Garcia* História, biografias e intelectuais da educação Abrir
O DISCURSO OFICIAL EM EDUCAÇÃO COMO POLÍTICA DE CUSTOMIZAÇÃO Deize Vicente da Silva Arosa* História, políticas públicas e educação Abrir
O DISCURSO PEDAGÓGICO CONSTRUTIVISTA NA REDE ESTADUAL DE ENSINO PAULISTA NO PERÍODO DE 1983 AOS DIAS ATUAIS ANA CAROLINA GALVÃO MARSIGLIA*

Newton Duarte
História, políticas públicas e educação Abrir
O DISCURSO RELIGIOSO DA CCB E SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO FEMININA: AS PROFESSORAS DA CCB Iranilde Ferreira Miguel *

Arilda Ines Miranda Ribeiro
História, práticas escolares e processos educativos Abrir
O ENSINO RELIGIOSO NO CONTEXTO HISTÓRICO ESCOLAR DE PERNAMBUCO Andrea Agnes Silva Pinto Silva Pinto* História, idéias pedagógicas, currículo e avaliação Abrir
O ESTADO-NAÇÃO E AS POLÍTICAS DE NACIONALIZAÇÃO NA PRIMEIRA REPÚBLICA Paulo Nobrega * História, políticas públicas e educação Abrir
O IDEAL MODERNIZADOR DA EDUCAÇÃO EM VITÓRIA DA CONQUISTA-BA ENTRE AS DÉCADAS DE 1930 A 1950 Maria Cristina Nunes Cabral *

Lívia Diana Rocha Magalhães
História, políticas públicas e educação Abrir
O IMPACTO DA IMPLANTAÇÃO DO FUNDEF NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE (1997 A 2000) Maria Dilnéia Espindola Fernandes*

Francielli Souza Lourenço
História, políticas públicas e educação Abrir
O INÍCIO DA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO PÚBLICO NA PROVÍNCIA DO PARANÁ (PRIMEIRA DÉCADA: 1854-1864) Maria Elisabeth Blanck Miguel *

Henrique Klenk
História, políticas públicas e educação Abrir
O INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO MARANHÃO (1939-1973) Sandra Maria Barros Alves Melo Sandra* História, políticas públicas e educação Abrir
O JORNAL CORREIO BRAZILIENSE (1808-1822): A EDUCAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO MATERIAL DO BRASIL Marcília Rosa Periotto * Historiografia e questões teórico-metodológicas da História da Educação Abrir
O LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA E SUA PARTICIPAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL Natália Teixeira Ananias * História, práticas escolares e processos educativos Abrir
O MANUAL DIDÁTICO NA PEDAGOGIA DE ANÍSIO TEIXEIRA E PAULO FREIRE Maria Lucia Paniago L. Neves *

Silvia Helena Andrade Brito
História, idéias pedagógicas, currículo e avaliação Abrir
O MANUAL DIDÁTICO PROJETO ARARIBÁ HISTÓRIA NO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE, MS (2008) Carla Villamaina Centeno * História, práticas escolares e processos educativos Abrir
O MOBRAL NO MEIO RURAL DE UBERLÂNDIA-MG (1970-1985) Leticia Borges Oliveira *

Sauloéber Tarsio de Souza
História, políticas públicas e educação Abrir
O MOVIMENTO DE TESTES E MEDIDAS EDUCACIONAIS NA PRIMEIRA METADE DO SECULO XX: HOMOGENEIZAÇÃO DAS CLASSES OU EXCLUSÃO ESCOLAR? ARICLE VECHIA * História, práticas escolares e processos educativos Abrir
O "MUNICÍPIO PEDAGÓGICO" EM UBERABINHA-MG E MAFRA EM PORTUGAL: REFLESÕES INICIAIS (1888-1927). Luciana Oliveira Bar Carvalho * História, políticas públicas e educação Abrir
O NASCIMENTO DE UM DISPOSITIVO DE GOVERNAMENTALIDADE LIBERAL: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO DE SURDOS Fernanda de Camargo Machado *

Márcia Lise Lunardi-Lazzarin
História, políticas públicas e educação Abrir
O PAPEL ATRIBUÍDO À EDUCAÇÃO PELA IGREJA CATÓLICA NO PROCESSO DE RESTAURAÇÃO: A AÇÃO DO PADRE JULIO MARIA, DE 1891 A 1897 Peri Mesquida * História, biografias e intelectuais da educação Abrir
O PAPEL DA COMISSÃO BRASILEIRO-AMERICANA DE EDUCAÇÃO INDUSTRIAL NA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO PROFISSIONALIZANTE DAS ESCOLAS TÉCNICAS FEDERAIS Diene Mello Oliveira *

Sônia Ana Leszczynsk
História, políticas públicas e educação Abrir
O PENSAMENTO FILOSÓFICO-EDUCACIONAL BRASILEIRO: A HISTORICIDADE EM PAULO FREIRE E DERMEVAL SAVIANI Alexandre Rodrigo Nishiwaki da Silva *

Roseli Rodrigues de Mello
História, biografias e intelectuais da educação Abrir
O PNPE NA POLÍTICA DO MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO DE 2003 A 2007 E A FORMAÇÃO DO JOVEM: PRECARIZAÇÃO E CAPTURA DA SUBJETIVIDADE Inayá Maria Sampaio * História, trabalho e educação Abrir
O PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO E DA QUALIDADE DO ENSINO NO BRASIL SOB O PRISMA DO FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO Isabelle Fiorelli Silva *

Eliane Cleide da Silva Czernisz

José Carlos Dalmas
História, políticas públicas e educação Abrir
O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO PRIMÁRIA EM CAMPO MOURÃO: DA ESCOLA ISOLADA AO GRUPO ESCOLAR MARECHAL RONDON (1947 A 1970) Cibele Introvini Ritt *

Analete Regina Schelbauer
História, práticas escolares e processos educativos Abrir
O PROFESSOR PAULO DOS SANTOS: AULAS DE MORAL E FORMAÇÃO DO HOMEM INTEGRAL. ITUIUTABA, MINAS GERAIS (1960-1973) Nicola José Frattari Neto* História, biografias e intelectuais da educação Abrir
O PROJETO ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: MAIS TEMPO E MAIS QUALIDADE PARA A EDUCAÇÃO PAULISTA? Adriana de Castro *

Roseli Esquerdo Lopes
História, políticas públicas e educação Abrir
O PROJETO TAVARES LYRA E SUA PROPOSTA DE REFORMA PARA O ENSINO SECUNDÁRIO. EDUCAÇÃO BRASILEIRA NO INÍCIO DO SÉCULO XX Ligiane Aparecida da Silva *

Maria Cristina Gomes Machado
História, políticas públicas e educação Abrir
ORIGENS RENASCENTISTAS DO ATUAL MOVIMENTO PEDAGÓGICO REFORMISTA E NEOLIBERAL DENOMINADO ENSINO REFLEXIVO José Carlos Abrão * História, políticas públicas e educação Abrir
OS ANTECEDENTES DO MANIFESTO DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO NOVA (1932) Simone Burioli Ivashita *

Renata de Almeida Vieira
História, políticas públicas e educação Abrir
OS BACHARÉIS EM CIÊNCIAS E LETRAS DO LYCEU DE GOYAZ E LYCEU DE GOIÂNIA E SUA ATUAÇÃO POLÍTICO-CULTURAL NO ESTADO DE GOIÁS DE 1906 A 1969 Fernanda Barros * História, políticas públicas e educação Abrir
OS CLUBES AGRÍCOLAS ESCOLARES NA PARAÍBA (1930-1934) Priscilla Leandro Pereira *

Antonio Carlos Ferreira Pinheiro
História, políticas públicas e educação Abrir
O SEGUNDO CICLO DOS ESTUDOS DO LAZER NO BRASIL (1968-1979) Elza Margarida de Mendonça Peixoto *

Maria de Fátima Rodrigues Pereira
História, trabalho e educação Abrir
OS FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO LIBERAL DE SAMPAIO DORIA NO INÍCIO DO SÉCULO XX NO BRASIL Neide de Almeida Lança Galvão Favaro* História, biografias e intelectuais da educação Abrir
OS JESUÍTAS E O ENSINO DE FILOSOFIA NO BRASIL José Carlos Silva * História, práticas escolares e processos educativos Abrir
OS JORNAIS DO SÉCULO XIX E A PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO CELINA MURASSE MIZUTA * Historiografia e questões teórico-metodológicas da História da Educação Abrir
OS PRIMEIROS DEBATES EM TORNO DA INFÂNCIA NO BRASIL: A CRISTALIZAÇÃO DE UMA VISÃO NATURALIZANTE DE CRIANÇA E SEU DESENVOLVIMENTO LUCINÉIA MARIA LAZARETTI * História, práticas escolares e processos educativos Abrir
OS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DE RATKE E COMÊNIO PARA A UNIVERSALIZAÇÃO DO ENSINO ESCOLAR Sandra Garcia Neves *

JOÃO LUIZ GASPARIN -
História, práticas escolares e processos educativos Abrir
OS PROFESSORES E SEU PAPEL NA SOCIEDADE IMPERIAL Marisa Bittar *

ANDRÉ PAULO CASTANHA
História, práticas escolares e processos educativos Abrir
OS PROJETOS EDUCACIONAIS DO EMPRESARIADO INDUSTRIAL MINEIRO ASSOCIADO A FIEMG A PARTIR DAS DIRETRIZES EDUCACIONAIS DA CNI (1980-2000) Jane Maria Santos *

Carlos Alberto Lucena
História, trabalho e educação Abrir
O SURGIMENTO DAS PRISÕES, O ESTADO E AS POLÍTICAS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL IMPLANTADAS NO SISTEMA PRISIONAL Camila Maximiano Miranda Silva* História, trabalho e educação Abrir
O TRABALHO DOCENTE NAS SALAS DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM MATO GROSSO DO SUL. VIVINA DIAS SOL QUEIROZ *

SONIA DA CUNHA URT
História, práticas escolares e processos educativos Abrir
O TRABALHO NA GÊNESE HISTÓRICA DA ARTE EM LUKÁCS E VIGOTSKI: IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE LITERATURA Nathalia Botura de Paula Ferreira *

Newton Duarte
História, trabalho e educação Abrir
O USO DO MITO GREGO NAS ESTRATÉGIAS DE FORMAÇÃO PARA SE PENSAR SOBRE A DOCÊNCIA NA MODERNIDADE Claudia Flores Rodrigues *

Gabriel Belinazo
História, práticas escolares e processos educativos Abrir
PANORAMA ACERCA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO PÚBLICAS DA CIDADE DE ASSIS/SP NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX Heraldo Márcio Galvão Júnior* História, políticas públicas e educação Abrir
PARCERIA INTERISNTITUCIONAL PARA A OFERTA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA: A RELAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E MOVIMENTO SOCIAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CAMPO Marilda Oliveira Costa* História, políticas públicas e educação Abrir
PCB E ESCOLANOVISTAS NO DEBATE SOBRE A RELAÇÃO ENTRE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL E ESCOLA: DUAS TESES E UMA SÓ PRÁTICA Aparecida Favoreto * História, trabalho e educação Abrir
PEDAGOGIA MONTESSORIANA: ENSAIO DE INDIVIDUALIZAÇÃO DO ENSINO. Samira Saad P. Lancillotti * História, práticas escolares e processos educativos Abrir
PEQUENAS PEGADAS NO CIBERESPAÇO: BEBÊS E PROFESSORAS NUMA PRÁTICA EDUCATIVA SÓCIO-HISTÓRICA COM ARTEFATOS TECNOLÓGICOS Nanci Martins De Paula * História, práticas escolares e processos educativos Abrir
PERÍODOS DE DESENVOLVIMENTISMO: UMA BREVE ANÁLISE HISTÓRICO-COMPARATIVA ENTRE AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DO GOVERNO JUSCELINO KUBITSCHEK (1956-1961) E DO GOVERNO LUIS INÁCIO LULA DA SILVA (2003-2008). Caio Augusto Padilha *

Jorge Uilson Clark
História, políticas públicas e educação Abrir
PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL (1931 A 2004): CONSIDERAÇÕES HISTÓRICAS Régis Henrique Silva * História, políticas públicas e educação Abrir
PIRATARIA: TRABALHO, EDUCAÇÃO E NOÇÕES DE CRIMINALIDADE Pablo Lacerda Bueno * História, trabalho e educação Abrir
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO (PDE): CENTRALIDADE DO ENSINO À DISTÂNCIA E ESVAZIAMENTO DO CONTEÚDO NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS RECENTES Lalo Watanabe Minto * História, políticas públicas e educação Abrir
POLÍTICA DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES Teresa Kazuko Teruya * História, práticas escolares e processos educativos Abrir
POLÍTICA EDUCACIONAL MATO – GROSSSENSE: A IMPLANTAÇÃO DO ENSINO SECUNDÁRIO EM CORUMBÁ, SUL DO ESTADO DE MATO GROSSO (1928-1940) Roosilenny dos Santos Souza *

Regina Tereza Cestari de Oliveira
História, políticas públicas e educação Abrir
POLÍTICA EDUCACIONAL MATO-GROSSENSE: O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DOS GRUPOS ESCOLARES EM MUNICÍPIOS DO SUL DO ESTADO (1910 -1930) Regina Tereza Cestari de Oliveira * História, políticas públicas e educação Abrir
POLÍTICA PÚBLICA PARA A JUVENTUDE NO BRASIL PÓS 1990: CENTRALIDADE NA EDUCAÇÃO Flávia Xavier Carvalho *

Amélia Kimiko Noma
História, políticas públicas e educação Abrir
POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA O ATENDIMENTO À INFÂNCIA NO BRASIL: DO ASSISTENCIALISMO À INDISSOCIABILIDADE ENTRE CUIDAR-EDUCAR. Darlene Novacov Bogatschov *

Jani Alves da Silva Moreira
História, políticas públicas e educação Abrir
POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO E MEMÓRIA: A PRESERVAÇÃO DOCUMENTAL DE ESCOLAS EXTINTAS Lívia Diana Rocha Magalhães *

Ana Palmira Bittencourt Santos Casimiro

Daniela Moura Rocha de Souza

Ruy Hermann Araújo Medeiros
História, políticas públicas e educação Abrir
POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E O ACESSO DO JOVEM AO MERCADO DE TRABALHO Alessandra Helena Wiederkehr * História, políticas públicas e educação Abrir
POLÍTICAS PARA A EDUCAÇÃO A PARTIR DA DÉCADA DE 1990: FORMA DE SUPERAÇÃO DA QUESTÃO SOCIAL? Marleide Rodrigues da Silva Perrude *

Ana Lucia Ferreira Aoyama

Eliane Cleide da Silva Czernisz
História, políticas públicas e educação Abrir
POLITICA EDUCACIONAL NO CAMPO: ESPAÇO DE AÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS POPULARES DO CAMPO Aparecida do Carmo Lima*

Marcos Pereira Coelho

Rosana Vasconcelos Vito
História, políticas públicas e educação Abrir
PREÂMBULO DA HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO NA CIDADE DE MANAUS (1889 – 1930) Assislene Barros Mota Lene*

ALESSANDRA PINHEIRO FERREIRA

CARLOS BARROCO

Eliane da Silva Chaves

ERILANE DE SOUZA GUIMARÃES

Maria Swely Imbiriba da Costa
História, práticas escolares e processos educativos Abrir
PREMIAR E PUNIR MENINOS NEGROS, BRANCOS E INDIOS NA COLÔNIA ORFANOLÓGICA ISABEL (PERNAMBUCO, 1874 -1890) ADLENE SILVA ARANTES * História, práticas escolares e processos educativos Abrir
PRIMEIROS APONTAMENTOS DE UM ESTUDO SOBRE ALFABETIZAÇÃO NOS MANUAIS ESCOLARES Enilda Fernandes * História, práticas escolares e processos educativos Abrir
PROCESSOS HISTÓRICOS E EDUCACIONAIS DA ESCOLA ALEMÃ DA COLÔNIA RIOGRANDESE – SP (1924-1938) Flávia Renata da Silva *

Arilda Ines Miranda Ribeiro

José Luís Félix
História, práticas escolares e processos educativos Abrir
PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO COMO “CLASSE-QUE-VIVE- DO-TRABALHO”: UMA ABORDAGEM SOBRE A PROLETARIZAÇÃO DO TRABALHO DAS PROFESSORAS E PROFESSORES Cláudia Letícia de Castro do Amaral *

Letícia Ramalho Brittes

LILIANA SOARES FERREIRA
História, trabalho e educação Abrir
PROFISSIONALIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COM DEFICIÊNCIA: DOS PRIMÓRDIOS À CONTEMPORANEIDADE Lílian Dayse Fróes Tavares *

Maria Aparecida Silva
História, políticas públicas e educação Abrir
PROGRAMAS EDUCACIONAIS NA DÉCADA DE NOVENTA: A IMPLEMENTAÇÃO DAS POLÍTICAS DA “NOVA DIREITA” NO BRASIL ADREANA DULCINA PLATT *

Marci Batistão
História, políticas públicas e educação Abrir
PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO E A PROPOSTA CURRICULAR NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS PARA A GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL Gesilaine Mucio Ferreira *

Darlene Novacov Bogatschov

Gislaine Aparecida Valadares de Godoy Dalcolle

Jani Alves da Silva Moreira
História, idéias pedagógicas, currículo e avaliação Abrir
RECONSTRUÇÃO HISTÓRICA DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES PÚBLICAS DOS CAMPOS GERAIS - PR (1904-1950) Maria Isabel Moura Nascimento *

Clarissa Borba Prieto
Historiografia e questões teórico-metodológicas da História da Educação Abrir
RECONSTRUINDO HISTÓRIA E MEMÓRIA DE ALFABETIZADORAS NO ENSINO PRIMÁRIO EM MINAS GERAIS Sandra Maria Oliveira Sandra Maria*

Maria Cristina Santos de Oliveira Alves
História, práticas escolares e processos educativos Abrir
RECUPERAÇÃO HISTÓRICA DAS POLÍTICAS DE INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR Elisabeth Rossetto * História, políticas públicas e educação Abrir
REFORMA EDUCACIONAL E IDENTIDADE PROFISSIONAL: O CENTRO DE TREINAMENTO DO MAGISTÉRIO DE CUIABÁ NO PROCESSO DE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE EM MATO GROSSO NOS ANOS 1960 Marcia Santos Ferreira * História, políticas públicas e educação Abrir
REFORMAS EDUCACIONAIS E A PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULO: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES. Daniela Miranda Marques *

Alisangelo Aparecido dos Santos

Marcilene Rosa Leandro Moura

Priscilla Silva Lopes
História, políticas públicas e educação Abrir
REGULAÇÃO DO TRABALHO EDUCACIONAL ATRAVÉS DOS PLANOS DE CARREIRA DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE DE 1948 A 2003 Maria Consolação Rocha * História, políticas públicas e educação Abrir
RELAÇÕES DE PRODUÇÃO E QUALIFICAÇÃO DA FORÇA DE TRABALHO NA AGROINDÚSTRIA CANAVIEIRA Manoel Nelito Matheus Nascimento * História, trabalho e educação Abrir
RENASCENDO DAS CINZAS? A RELAÇÃO DA UNIVERSIDADES ARGENTINAS COM A “FÁBRICA SEM PATRÕES” ZANÓN Henrique Novaes * História, trabalho e educação Abrir
REPERCUSSÕES DA ACUMULAÇÃO FLEXÍVEL NO CAMPO EDUCACIONAL: A DOCÊNCIA TEMPORÁRIA EM FOCO Renata de Almeida Vieira *

Fatima Cristina Lucas de Souza

Lizete Shizue Bomura Maciel
História, trabalho e educação Abrir
RUI BARBOSA E A EDUCAÇÃO BRASILEIRA – OS PARECERES DE 1882. Najla Mehanna Mormul *

Maria Cristina Gomes Machado
História, biografias e intelectuais da educação Abrir
RUI BARBOSA E O ENSINO PRIMÁRIO EM SOCIEDADE LIVRE Sergio Henrique Gerelus * História, biografias e intelectuais da educação Abrir
SAINDO DO SILÊNCIO: MULHERES NEGRAS EDUCADAS NO VALE DO GUAPORÉ NO SÉCULO XX PAULO SÉRGIO DUTRA *

Carla Patrícia Marques de Souza

Mary Diana da Silva Miranda

Nailza da Costa Barbosa Gomes
História, trabalho e educação Abrir
SÃO BOAVENTURA, UM INTELECTUAL DA EDUCAÇÃO DO FINAL DO SÉCULO XIII E AS ALTERAÇÕES EDUCACIONAIS DO PERÍODO Conceição Solange Perin *

Terezinha Oliveira
História, biografias e intelectuais da educação Abrir
SENTIDOS E SIGNIFICADOS DA DOCÊNCIA: HISTÓRIAS DE VIDA DE PROFESSORAS RURAIS CINARA DALLA COSTA VELASQUEZ* História, práticas escolares e processos educativos Abrir
SER NORMALISTA, SER PROFESSORA NOS “ANOS DOURADOS”:MEMÓRIAS DE PROFESSORAS PRIMÁRIAS NO TRIÂNGULO MINEIRO NAS CLARISSA BETANHO INÁCIO *

BETÂNIA OLIVEIRA LATERZA RIBEIRO

ELIZABETH FARIAS DA SILVA

LUCIA DE FATÍMA VALENTE

maria angelica pereira bastos

Valéria Aparecida de Lima
História, políticas públicas e educação Abrir
SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO E DESCENTRALIZAÇÃO: ENTRE A LDB 4.024/61 E A LDB 9.394/96 – PERCURSOS PARA DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO OSÉIAS SANTOS DE OLIVEIRA *

ANA PAULA COLARES FLORES MORAES

CLARICE ZIENTARSKI

Daniele Rorato Sagrillo

Neila Pedrotti Drabach

Sueli Menezes Pereira
História, políticas públicas e educação Abrir
SISTEMA PRISIONAL: TRABALHO E EDUCAÇÃO COMO FORMA DE REINSERÇÃO SOCIAL Lívia Andrade Ferreira * História, trabalho e educação Abrir
SOCIEDADE, EDUCAÇÃO E EXPERIÊNCIA NA REFORMA EDUCACIONAL DE 1930 EM GOIÁS. APARECIDA MARIA ALMEIDA BARROS* História, idéias pedagógicas, currículo e avaliação Abrir
SOCIEDADE E EDUCAÇÃO ESCOLAR: O DEBATE DAS TEORIAS PEDAGÓGICAS CONTEMPORÂNEAS Gestine Cássia Trindade * História, idéias pedagógicas, currículo e avaliação Abrir
SUBSUNÇÃO DO TRABALHO DOCENTE AO ESTADO Carolina de Roig Catini * História, trabalho e educação Abrir
TECENDO ALGUMAS CONSIDERAÇÕES EM TORNO DO COLÉGIO DOS ANJOS NA CIDADE DE BOTUCATU neise marino cardoso cardoso* História, trabalho e educação Abrir
TEORIAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA: CURRÍCULO 1998 Vanessa Camargo Rocha * História, idéias pedagógicas, currículo e avaliação Abrir
TRABALHO COLETIVO E COOPERATIVO: POSSÍVEIS DESDOBRAMENTOS E SUBSÍDIOS PARA A GESTÃO ESCOLAR MARIA JOSÉ FERREIRA RUIZ * História, biografias e intelectuais da educação Abrir
TRABALHO, COOPERAÇÃO E EDUCAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DO MST A PARTIR DA REALIDADE DO ASSENTAMENTO SANTA MARIA Alex Verdério * História, trabalho e educação Abrir
TRABALHO RURAL E EDUCAÇÃO NO ASSENTAMENTO TREZE DE ABRIL: ANÁLISE DO PROJETO DE ESCOLA INTEGRAL DA EMEIF LEONNOR MENDES DE BARROS Samila Bernardi do Vale * História, trabalho e educação Abrir
TRAJETÓRIA POLÍTICA E SOCIAL DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL Alícia Felisbino Ramos * História, trabalho e educação Abrir
UMA ABORDAGEM HISTÓRICA SOBRE AS POLÍTICAS CURRICULARES PARA OS CURSOS JURÍDICOS Lilian Silvana Perilli de Pádua *

Alessandra David Moreira Costa
História, idéias pedagógicas, currículo e avaliação Abrir
UMA ANÁLISE DA EDUCAÇÃO E DO PROFESSOR A PARTIR DO LIBERALISMO E DO MARXISMO. Hélio Clemente Fernandes *

Paulino José Orso
Historiografia e questões teórico-metodológicas da História da Educação Abrir
UMA ANÁLISE DOS ANTECEDENTES HISTÓRICOS E LEGAIS DO ENSINO OBRIGATÓRIO NO PAÍS E DE SUA AMPLIAÇÃO PARA NOVE ANOS Marcelo Luis Ronsoni * História, políticas públicas e educação Abrir
UMA ANÁLISE HISTÓRICA SOBRE A ELABORAÇÃO E DIVULGAÇÃO DOS PCN NO BRASIL Maria Joselia Zanlorense *

Michelle Fernandes Lima
História, políticas públicas e educação Abrir
UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO NO CAMPO: UM CAPÍTULO DA HISTÓRIA DE LUTA DOS ATINGIDOS PELA BARRAGEM DE SALTO CAXIAS NO SUDOESTE PARANAENSE MARCO ANTONIO BATISTA CARVALHO * História, políticas públicas e educação Abrir
UM MOMENTO POLÍTICO-EDUCACIONAL DE IMPLANTAÇÃO DE UM CURSO DE PEDAGOGIA PARA PROFESSORES EM SERVIÇO: A UNIVERSIDADE SE ASSUMINDO COMO UM ESPAÇO HISTORICAMENTE PRIVILEGIADO PARA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO Miriam Darlete Seade Guerra * História, políticas públicas e educação Abrir
UNIÃO DA VITÓRIA (PR) E PORTO UNIÃO (SC): REUNINDO FRAGMENTOS DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÀO NA REGIÃO DO VALE DO IGUAÇU (1780 A 1930) Márcia Marlene Stentzler *

Roseli Bilobran Klein

Valéria Aparecida Schena
História, práticas escolares e processos educativos Abrir


Copyright © 2008-2009 HISTEDBR - Desenvolvido por Eunelson Júnior